25 dezembro, 2009

Fim de Ano

Como acontece todos os anos, damos uma desacelerada no processo aqui no blogger. Obrigado a todos que visitam esse espaço. Bom fim de ano e um ótimo 2010.

19 dezembro, 2009

Segalas encerra o ano no basquete com jogo entre solteiros e casados

Este sábado, 19 de dezembro, é mais um a entrar para a história da Basquete Segalas. Afinal, realizamos um encerramento digno de um grupo que faz do respeito mútuo, a base da nossa relação. Além da amizade que aumenta a cada ano, a prática do basquete nos mantém de certa maneira, em "forma".
E, para provar que nos somos bons de basquete, um jogo entre solteiros e casados, abriu o sábado para os atletas da Segalas.
Infelizmente, para os casados, os solteiros venceram por 66 a 56*.
Súmula:
Casados                              Solteiros
Magayver - 10 pontos         Antônio Buss - 11 pontos
Gercy - 10 pontos               Enaldo - 6 pontos
Serjão - zerado                   Juliano - zerado
Brito - 2 pontos                   João - 15 pontos
Daniel - 6 pontos                 Ricardo Serpa - 8 pontos
Manoel - 8 pontos               Telmo - 18 pontos
Alfredo - 18 pontos             Renan - 12 pontos
Marcelo - 4 pontos

* o placar não bate com os pontos computados na súmula.

18 dezembro, 2009

Finalmente, chegou o grande dia...

Depois de um ano cheio de altos e baixos, de alegrias e decepções, de conquistas de perdas, com muitos nascimentos entre a família da patota de basquete Segalas, estamos aqui. Foram incontáveis noites jogando na AABB, com chuva, pouco frio é verdade, mas, sempre ali, correndo, prestigiando o bate-bola que já faz parte de nossas vidas e, de nossas famílias também.
Muitos chegaram agora, outros já são velinhos no grupo, mas, o que marca, é a forma como o basquete une as pessoas em torno de algumas horas de descontração, de cobrança, de correria, para suar, para tentar manter ou não ganhar muito peso.
Sentimos muito pelos colegas que não participam mais da patota, por vários motivos. Mas, o bacana, é que eles sempre dão um jeito de marcarem presença. Essa é a força do nosso grupo. Força aliás, que vem do apoio do Alan, do Alex, que não medem esforços para manter esse grupo atuante, inclusive com a criação da ABBLU, associação de basquete de Blumenau.
Então, de novo, estamos com aquela sensação que mais um ano se passou. Que bom! Vamos festejar, então. Sábado, dia 19. Com jogo entre solteiros e casados, na AABB.
Enfim, que em 2010, nosso grupo esteja mais unido, com mais jogadores indo às quartas-feiras e, que todos tenham muita saúde para correr atrás da bola de basquete, inclusive, o pessoal do SUS, recuperado, com certeza.
Viva o basquete. Viva 2010!

Cai invencibilidade do Universo diante do Joinville

A torcida voltou a lotar o Ginásio Ivan Rodrigues e empurrou o Ciser/Araldite/Univille/Joinville para a vitória sobre o Universo/BRB/Financeira Brasília na partida que encerrou as disputas pelo NBB em 2009. O time da casa derrotou o adversário por 99 a 76 (46 a 43) e pôs fim à invencibilidade da equipe de Brasília no campeonato.

14 dezembro, 2009

Joinville fatura Sulbrasileiro de Clubes

Na noite de sábado, o Joinville sagrou-se tricampeão do Campeonato Sul-Brasileiro de Clubes. A conquista foi garantida após a vitória por 82 a 70 sobre a equipe do Londrina.O jogo foi no paraná. O armador Manteguinha foi o cestinha da partida, marcando 21 pontos.

08 dezembro, 2009

Blumenau perde para Americana

Novamente, Blumenau encontrou dificuldade para encaixar o seu jogo e, permitiu que o adversário evoluísse no 3º e 4º blocos. No final, deu Americana com o placar 78 a 53 (35 a 34), no ginásio Galegão. Outro fator que chamou a atenção foi o número reduzido de torcedores. Pode-se perceber que a maioria eram familiares e simpatizantes do basquete, como os integrantes da patota de basquete Segalas. Enquanto isso, continuamos acreditando em bons resultados para as modalidades coletivas de Blumenau, que disputam torneios nacionais.




06 dezembro, 2009

Blumenau não resiste ao basquete de Catanduva


foto: manoel tavares
Infelizmente, para nós blumenauenses, ainda não foi dessa vez que a cidade terá um time de ponta, competitivo no basquete feminino. Entendemos que para isso, são necessários investimentos pesados para pagar a folha de atletas de nível nacional. Mas, temos que louvar que, Blumenau, mesmo não sendo uma cidade grande, consegue ter quatro equipes em nível nacional, como o basquete feminino, os dois vôleis e o handebol feminino. Por outro lado, percebe-se que essas equipes são montadas para competir e não para vencer as suas respectivas disputas.
No domingo pela manhã, assistindo ao jogo de basquete feminino contra Catanduva, vimos uma jogadora sendo exigida ao máximo, sem uma substituta a altura. Estamos falando da Patrícia que foi cestinha do jogo, com 19 pontos, mas, não conseguiu se manter no mesmo ritmo, até pela idade, pois ela é quase uma veterana do basquete. Deixamos aqui nossa admiração pela raça que a Patrícia demonstrou, jogando contra pivôs grandes e fortes.
Sorte Blumenau, vamos torcer sempre.

Caxias do Sul é campeã gaúcha de basquete

O time de Caxias conquistou na noite deste sábado o título inédito de campeão gaúcho de basquete. A equipe venceu a terceira seguida nos playoffs finais, batendo o Java por 104 a 67, em jogo realizado no Clube Juvenil, em Caxias do Sul.

04 dezembro, 2009

Basquete feminino enfrenta americana em SP

Em sexto lugar com oito pontos ganhos, em seis jogos, o basquetebol feminino de Blumenau (FMD Blumenau/Vasto Verde/Uniasselvi) faz uma nova maratona de viagens pelo Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira, 04 de dezembro, joga às 19 horas, no interior paulista contra VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana, segunda colocada da competição. No domingo, 11 horas, volta a jogar em casa, desta vez no Galegão, contra a líder Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva.

O jogo de domingo faz parte da programação do evento VIVA! Arenas Multiuso – Festival Catarinense de Esporte e Lazer. A entrada é franca, com sorteio de brindes aos torcedores.

Joinville volta a jogar em casa

Depois de disputar duas rodadas em São Paulo (uma vitória e uma derrota), o Ciser/Araldite/Univille/Joinville está de volta a Santa Catarina. A equipe, vice-líder da competição, com 80% de aproveitamento, recebe o Palmeiras/Lupo/Araraquara às 11 horas desse domingo, no Ginásio Municipal Ivan Rodrigues (SC). O time de Araraquara, que venceu na última rodada, dentro de casa, tem 40% de aproveitamento na temporada.

03 dezembro, 2009

Bate-bola de quarta

10 heróis venceram a chuva e foram até a AABB - agora sem bar para a cerva depois do jogo - para não deixar a chama do basquete morrer. Aos que não foram por vários motivos, podemos dizer que foi muito bom o bate-bola. Até a próxima.

Federação de Basquete Master escolhe Natal como sede do campeonato mundial

Natal deverá sediar em 2011, o 11º Campeonato Mundial de Basquetebol Master, que se realizará de 24 de junho a 3 de julho.

Blumenau ganha do Botafogo pelo Nacional Feminino



Vasto Verde/Uniasselvi (SC) 65 x 52 Botafogo (RJ) – Ginásio Barão do Rio Branco

1º Período: 22 x 14

2º Período: 35 x 29 (Placar final)

Cestinhas: Gigi Paulino (VASTO) 9pts e Suellen Conceição (BOTA) 14pts

3º Período: 50 x 40

4º Período: 65 x 52 (Placar final)

Cestinhas: Mariana Camargo e Patrícia da Silva (VASTO) 13pts e Suellen Conceição (BOTA) 18pts

Jogadora mais eficiente: Patrícia da Silva (VASTO) 21pts

Árbitros: Edson Gonçalves (PR), Charles Gomes (AM) e José Cláudio Matos (AC)

01 dezembro, 2009

Brasileiro de Basquete Master

Equipe do Alex Segala sagrou-se campeã. Já o time do Adílson Trindade terminou atrás, bem atrás. O importante é competir e valorizar o basquete, principalmente, praticado por amor, sem ganhar nada em troca. Apenas o prazer de competir.

27 novembro, 2009

Campeonato Catarinense de Basquete Feminino

Joinville venceu Blumenau, por 72 a 54, quinta à noite, em Joinville, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Catarinense.
Embora o primeiro quarto tenha sido vencido pelas blumenauenses, por 21 a 16, o resto do jogo, as joinvillenses se impuseram e fizeram 15 a 11, 24 a 17 e 17 a 5. Diante desse resultado, as Blumenauenses precisam vencer a próxima partida, dia 9, no ginásio do Barão em Blumenau, para forçar o terceiro jogo, que acontecerá dia 10, também em Blumenau. Vamos torcer.

26 novembro, 2009

Blumenau perde mais uma

Dessa vez, a vilã do time blumenauense foi Ourinhos que venceu pelo placar de 60 a 48. Vale lembrar que a equipe paulista veio sem três titulares e, novamente, é uma das favoritas ao título.
No site da CBB, consta como local do jogo o Vasto Verde, mas, como todos sabem Blumenau manda os jogos no ginásio do Barão. Acho que o pessoal da confederação não viu as notícias da enchente no ano passado.

24 novembro, 2009

O Varejão vai lembrar do Dwayne Waide, a se vai...


Blumenau lutou mas não bateu São Caetano


foto: manoel tavares

Blumenau tentou 21 bolas de 3 e converteu 6. Já São Caetano, arremessou 11 vezes e fez 2 bolas. Nos 2 pontos, Blumenau arremessou 46 e converteu 18 bolas, contra 47 tentadas dos paulistas, com 25 convertidas. As blumenauenses foram 8 vezes ao lance-livre, enquanto o time adversário foi 11, sendo 5 acertos deles contra 4 do time da casa. Agora no rebote, foram 38 a 29 para as paulistas, uma diferença importantíssima. São Caetano pegou 30 rebotes defensivos, Blumenau 17. No ataque, as blumenauenses levaram uma leve vantagem, 12 a 8.
Blumenau deu menos assistências, já que a marcação de São Caetano era forte. Errou menos e fez mais faltas, por causa das pivôs muito altas da equipe adversária. Conclusão: 61 a 58 para as paulistas.
A cestinha do jogo foi Patrícia de Blumenau com 21 pontos e 66% de acerto.
No geral, as blumenauenses tiveram 36% de aproveitamento, contra 44% das paulistas. No quesito eficiência, 70% para São Caetano e 51% para Blumenau.
O jogo teve arbitragem de Enaldo Batista, como um dos três árbitros.

*Todas as informações estatísticas foram retiradas do site da CBB.

23 novembro, 2009

Rio Claro faz peneira para garotos

Dias 4 e 5 de dezembro, rapazes entre 12 e 19 anos podem participar de uma peneira da prefeitura de Rio Claro, em busca de novas revelações, visando a temporada 2010.
A seleção é gratuita, para tanto, deve-se dirigir ao Ginásio de Esportes Felipe Karam (Rua nove, número um, Bairro do Estádio).
Os testes para as categorias Pré-mini (nascidos em 1998), Mini (1997) e Mirim (1996) são voltados a moradores de Rio Claro e municípios próximos. Já os candidatos do Infantil (1995), Infanto-juvenil (1994), Cadete (1993) e Juvenil (1992 e 1991) não importa a origem ou residência em todo o Brasil.

Joinville ganha terceira no NBB


foto:divulgação Joinville
O Ciser/Araldite/Univille/Joinville também aproveitou a vantagem de jogar em casa para somar a terceira vitória no campeonato. Os catarinenses, que até agora só disputaram três partidas na temporada, derrotaram o AE São José/Unimed/Vinac por 71 a 60 (39 a 29) para manterem a condição de vice-líderes do NBB. Pelo time da casa, destaque para Jefferson Sobral, cestinha do jogo, com 24 pontos, e Tiagão, com 9 rebotes. Pelos paulistas, Renato marcou 19 pontos. Wanderson fez outros 15 e ainda conseguiu 9 rebotes. Na próxima rodada, os catarinenses enfrentam o Paulistano/Amil, em São Paulo, enquanto o São José/Unimed/Vinac recebe o Flamengo.

21 novembro, 2009

Blumenau leva o feminino e Joinville o masculino nos JASC

No masculino deu a lógica, Joinville venceu todas as partidas e faturou o caneco de forma esperada. Iniciando os jogos com uma equipe mesclada, os joinvillenses mostraram que são a maior força do basquete masculino do estado. Já no feminino, com um pouco mais de equilíbrio, Blumenau faturou o troféu, mostrando garra e crescendo em entrosamento, visando também o nacional de basquete. Detalhe, bateu Joinville, por 80 a 55, no último jogo dos JASC. Um título que não conquistava desde 2005, ganho lá mesmo, em Chapecó. Parabéns ao Camargo, ao Álvaro e a toda a equipe.
Infelizmente, não deu para Blumenau. Com 34 pontos de desvantagem, a cidade não conseguiu mais superar Florianópolis que, nesse ano, investiu pesado no esporte amador. Restou o troféu de vice-campeã geral dos JASC 2009. A tão falada hegemonia, não existe mais.

20 novembro, 2009

Sulamericano Masculino de Basquete tem Campeão


O Quimsa derrotou o Libertad Sunchales, por 87 a 77 (32 a 28 no primeiro tempo), e conquistou o título da Liga Sulamericana Masculina de Basquete. Com a vitória os campeões garantiram uma vaga na Liga das Américas.
 Destaque para Marazzo, do Quimsa, que anotou 29 pontos. Já o representante brasileiro, Minas, perdeu para o Sionista, por 72 a 70, e terminou em quarto lugar na competição.

17 novembro, 2009

"Veínhos" do basquete atracam em Fortaleza para mais um brasileiro

Entre os dias 20 e 28 de novembro, a capital cearense será sede do Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master. Será a 25ª edição, com expectativa de cerca de 1.000 atletas, de 26 federações de todo o Brasil. Serão 270 jogos, em nove ginásios nas categorias de 35 a 70 anos, masculino e feminino. Após a abertura, ex-membros da seleção brasileira de basquete, entre eles, Marquinhos, Paulista, Pipoca, Alexei, Luizão, Gerson, Nilo, Joice e Janete se juntarão a outros veteranos para realizar uma espécie de Jogo das Estrelas. A Segalas de Blumenau, certamente, estará representada. Boa sorte a todos.

16 novembro, 2009

Liga Sulamericana traz Minas contra Quimsa

O Pitágoras/Minas é único representante brasileiro no quadrangular final da Liga Sul-Americana de Clubes. A equipe mineira, que também disputa o NBB, tem nesta terça-feira (dia 17) o primeiro desafio na fase decisiva do torneio internacional de clubes: enfrenta o argentino Quimsa, às 21 horas (de Brasília), em Santiago del Estero, na Argentina.
Na fase classificatória, na Arena Vivo, em Belo Horizonte, o time minastenista surpreendeu o campeão boliviano Milionários por 149 a 51. Na segunda partida, venceu o uruguaio Biguá por 99 a 56. O time do técnico Flávio Davis perdeu um jogo apenas, diante do argentino Libertad Sunchales (108 a 69), que voltará a enfrentar na final.

15 novembro, 2009

Joinville bate Flamengo pelo NBB

Jogando em casa, em meio a disputa dos JASC que obrigou o time a viajar mais do que o normal, a equipe do Joinville se superou e conseguiu  vencer o Flamengo, com destacada atuação de Tiagão, que marcou 27 pontos e pegou 13 rebotes. O jogo teve um clima tenso, já que ambas as equipes ainda lembravam do episódio que ocorreu em Joinville, durante torneio amistoso, onde Shilton e Marcelinho se estranharam, o que resultou em punição mais severá ao ala do Flamengo, do que do jogador do Joinville.
A equipe carioca perdeu neste domingo, pelo placar der 72 a 69, com partida válida pela terceira rodada da competição.

Tiagão sobe para converter


divulgação:Joinville

13 novembro, 2009

Nacional feminino de basquete pode ter patrocinador master

A CBB está tentando fechar um patrocínio com a rede de farmácias Eurofarma. Caso a negociação avance, está será a primeira vez que um patrocinador banca todas as equipes, ou seja, a Eurofarma bancará passagens aéreas e hospedagens. Isso é ótimo para as equipes menores, que tem dificuldade em bancar um campeonato nacional, com muitas despesas.

12 novembro, 2009

Basquete Feminino de Blumenau disputa brasileiro

A apresentação da equipe aconteceu nesta quarta, à tarde, na Uniasselvi em Blumenau. O técnico Camargo e o supervisor técnico Álvaro Portugal, destacaram a importância da cidade ter uma equipe, disputando um campeonato nacional, ao lado de grandes jogadoras do basquete atual, e falou também do orgulho e alegria da equipe, em ter esse desafio.

foto: Eraldo Schnaider

10 novembro, 2009

Veteranos do basquete defendem Joinville nos JASC

Nosso conhecido colega de Caioba, que defende a Segalas no torneio de veteranos junto conosco, o dirigente do basquete de Joinville, Luisão, viverá um momento inusitado em sua ex-carreira profissional de jogador. Como o time do Joinville participa do NBB, restou a Luís, 39,  juntamente com o auxiliar técnico Annibal, voltar a quadra como jogadores, para completar o elenco, formado por 7 atletas, para atuar nos JASC. Tudo porque o Joinville tem um jogo importante neste final de semana. Mas, a alegria dos veteranos e, provisoriamente jogadores do Joinville vai durar pouco, vão jogar somente na primeira fase. A partir de segunda, a equipe principal deve chegar a Chapecó.
Além de Luisão e Annibal, compõem o restante da equipe de emergência, Vezaro, Julian, Augusto, Rômulo, Viegas, Marcão e Fábio Catarina.
O Joinville, é claro, é favoritíssimo ao título do basquete masculino nos JASC.

Leucemia alcança gigante Kareem Abdul-Jabbar

O mundo do basquete soube nesta terça, que um dos maiores jogadores de todos os tempos na posição de pivô, tem leucemia. O ex-jogador de basquete americano Kareem Abdul-Jabbar, dono de um gancho imarcável, revelou que a leucemia surgiu no ano passado. O pivô de 62 anos tem leucemia mieloide crônica..
Como todo tratamento desse nível, Kareem tem que tomar muitos medicamentos e fazer exames regularmente, para tentar administrar a doença e ter uma vida, o mais próximo do normal.
Do alto dos seus 2,18 m, Kareem atuou entre 1970 e 1989 e, até hoje, seu recorde em pontos marcados não caiu, 38.387.


Torcemos para que a leucemia não o derrube agora.

08 novembro, 2009

CBB vai fomentar novos treinadores

O basquete brasileiro vai ter a sua Escola Nacional de Treinadores em 2010. Essa era uma das metas de campanha da nova diretoria da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e que começa a ser implantada. O coordenador do projeto é o preparador físico da seleção brasileira adulta masculina Diego Jeleilate e neste sábado (14h), em São Paulo, será realizada uma reunião com a presença dos técnicos Lula Ferreira (Universo) e Flávio Davis (Minas Tênis), que são membros do Comitê Técnico do NBB; do presidente da APROBÁS, Tácito Pinto Filho; do diretor executivo da CBB, Luis Felipe Monteiro de Barros; e do diretor técnico da entidade, André Alves.

— Nesse primeiro encontro vamos apresentar a formatação do Comitê Científico da Escola Nacional de Treinadores para os técnicos Lula Ferreira, Flávio Davis e Tácito Pinto, que são três profissionais com perfil didático, e convidá-los oficialmente para fazer parte desse projeto. A partir daí, desenvolveremos a metodologia de trabalho e a forma que o mesmo será encaminhado. Com certeza, será um marco na história do basquete brasileiro e vai preencher uma lacuna na formação dos profissionais. É importante destacar que esse projeto está fortalecido por uma nova gestão profissional da diretoria da CBB — explicou Diego, acrescentando que o projeto já foi apresentado a membros do Comitê Olímpico Brasileiro.

fonte:CBB

06 novembro, 2009

Basquete de Joinville busca apoio da Felej

Tanto o basquete de Joinville, quanto o futsal, estão esperando que a fundação de esportes de Joinville encontre uma saída para repassar os R$ 320 mil reais acumulados em três meses de atraso.
O que está gerando conflitos é o novo modelo que a Felej quer adotar para 2010, no que diz respeito aos repasses as duas modalidades. Segundo a fundação, houve um corte de 30% no orçamento da mesma, o que acabou gerando esse defícit para com as equipes. Os clubes querem que a Felej assuma despesas médicas, já a fundação quer bancar as de hotel, transporte, alimentação e ginásios, ao invés de pagar o salário dos atletas.
Entendemos que, no início de um campeonato tão importante quanto o NBB, esta situação certamente, não contribui para o bom rendimento das equipes.

05 novembro, 2009

Técnico de basquete tomava dinheiro do Bolsa Atleta destinado às atletas

Segundo o site do O Globo, um professor de educação física da rede municipal de ensino de Franca que, inclusive é técnico de basquete feminino, foi preso em flagrante pelo polícia civil, pois exigia das jogadoras da sua equipe, uma parte do pagamento delas, que vinha do programa Bolsa Atleta. O valor tomado variava entre 40 e 250 reais. Ele está preso em Franca e vai responder pelo crime de concussão, ou seja, extorsão praticada por funcionário público, cuja pena varia de dois a oito anos de reclusão.
Ele tinha 28 anos de profissão.

Segalas vai novamente à Caioba em janeiro

Conforme informou Magyver, Alex Segala já deu sinal verde para que as equipes veteranas da Segalas se inscrevam no torneio master de Caioba em 2010.
O campeonato ocorrerá de 28 a 31 de janeiro, no mesmo local.
Resta agora, todos os atletas que pretendem participar, começar a cuidar do preparo físico, já que, como todos sabem, o torneio é correria, o tempo todo.
Nos vemos lá.

03 novembro, 2009

Cinco jogos agitam o paulista masculino nesta quarta

O returno da fase inicial do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2009 tem seqüência nesta quarta-feira (04 de novembro) com a realização de cinco jogos, movimentando os líderes da competição.
O vice-líder Vivo/Franca BC encara a APABA/Santo André (9a colocada), às 20h00, no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP), buscando a recuperação. Na última vez que esteve em quadra pelo estadual, o time francano perdeu para o São José Basketball/Unimed/Vinac; enquanto a agremiação andreense passou pelo Amigão/Andorinha/AMEA/Assis.

Guilherme estréia no NBB



foto:divulgação


Pivô está feliz por ter sido repatriado pelo Universo e por jogar no Brasil, num torneio competitivo, após quase dez anos na Europa


O pivô Guilherme Giovannoni voltou para casa. Guilherme já havia optado pelo basquete brasileiro quando fechou contrato com o Universo/BRB/Financeira Brasília, mas só sentiu o gostinho verdadeiro de estar de volta ao País no domingo e na segunda-feira (dias 1º e 2), quando entrou em quadra para fazer os dois primeiros jogos da equipe pelo NBB. O Universo e Guilherme mostraram às outras 13 equipes do NBB que serão adversários fortes.

Aos 29 anos, o pivô, nascido em Piracicaba, veste a camisa 12 do Universo/BRB/Financeira Brasília após passar dez anos na Europa, atuando na Espanha, Itália e Ucrânia. "Bom demais estar de volta e agora, de fato, em quadra. Fiquei feliz com o fato de o basquete brasileiro poder repatriar um jogador”, disse Guilherme, depois da vitória de segunda-feira diante do Paulistano/Amil, a segunda no NBB 2009/2010.

01 novembro, 2009

Duelo de grandes pivôs na NBB


foto:divulgação
Murilo, pivô do Minas venceu o duelo contra Baby, pivô do Paulistano. Dentro do garrafão, quem levou a melhor foi o jogador do Minas que marcou 30 pontos e pegou 19 rebotes. Baby, por sua vez, marcou 18 pontos e pegou 9 rebotes. No final, a equipe mineira venceu por 88 a 85.

29 outubro, 2009

Splitter dando exemplo para a criançada na Espanha

(conteúdo extraído do site Saski Baskonia Caja Laboral)

Por iniciativa da Fundação Caja Laboral Baskonia, os jogadores Tiago Splitter e Stanko Barac visitaram nesta semana o Colégio Hogar San José, onde deram autógrafos e responderam a perguntas dos presentes.

O objetivo e ressaltar às crianças, a importância do esporte e saúde para o aprendizado.

foto:divulgação

Joinville apresenta novos uniformes

A Ciser/Araldite/Univille apresentou nesta quinta-feira os novos uniformes para a disputa do Novo Basquete Brasil (NBB). São três modelos: cores preto, branco e vermelho. Foi anunciado a Diklatex, como o o fornecedor de material esportivo para o time joinvilense. Além do dinheiro, o novo patrocinador fornecerá uniformes para os jogos e também os trajes de passeio. Uma parceria inédita para o clube.



foto:divulgação

Flamengo atrasa salários de novo

Segundo a mídia esportiva, o Flamengo está sem pagar os atletas do basquete desde agosto. Isso demonstra a posição da diretoria em não ver o esporte alternativo, como algo importante para o clube. Os focos são sempre voltados para o futebol. Será que vem uma nova crise e protestos por aí?...
Imaginem o que deve estar pensando Marcelinho, que é o maior salário do time.


foto:divulgação

27 outubro, 2009

Estrangeiros dão novo sotaque à NBA

Quando a bola subir para o início da temporada 2009/2010 da NBA, 36 países estarão representados, através de 83 estrangeiros. Este número é 8% maior que na temporada passada. Quer dizer, a importação de jogadores pelos times da NBA aumenta a cada ano. Entretando, três equipes ainda mantém seu elenco apenas com americanos, Boston Celtics, Indiana Pacers e Los Angeles Clippers. Ao contrário do Milwaukee Bucks que tem o maior número de atletas internacionais da NBA, com sete jogadores.
Separando por países, a França fornece 10 jogadores, sendo a maior "bancada", se é que dá para chamar assim. O Brasil, como todos sabem, mantém a algumas temporadas o seu trio, Nenê, Leandrinho e Anderson Varejão.
Enquanto isso, a NBB ou o paulista de basquete importa um estrangeiro por time, geralmente um americano que atua na segunda ou terceira divisão do basquete americano, ou europeu. E o mais incrível é que o jogador vem, joga, se destaca e prova que o nosso nível técnico precisa evoluir muito.

25 outubro, 2009

Caja Laboral vence e mantém liderança na Espanha

O Caja Liberal Baskonia, do armador Marcelinho Huertas e do pivô Tiago Splitter, manteve a liderança da Liga ACB – 2009/2010, a principal competição do basquete espanhol, ao derrotar o Xacobeu Blu:sens, neste domingo (25 de outubro), atuando na Bueso Arena, na cidade de Vitoria (ESP), por 100 a 81 (50 a 43 no primeiro tempo), em duelo válido pela quarta rodada. Com este resultado, a equipe dos brasileiros segue com 100% de aproveitamento.

24 outubro, 2009

Nenê fecha as 10 mais enterradas da NBA deste sábado

árbitros em greve na NBA


Os árbitros profissionais e a NBA chegaram a um acordo, com relação aos pedidos feitos pelo sindicato dos árbitros profissionais que apitam na NBA. Foi assinado um contrato de dois anos. Os termos do acordo não foram divulgados.
Na pré-temporada foram utilizados árbitros não profissionais, o que gerou críticas por parte dos jogadores, que questionavam o baixo nível técnico da arbitragem.
Com o novo contrato assinado, a temporada da NBA 2009/2010 deverá ter seu início de forma tranquila, já nesta terça-feira.
São 57 árbitros que deverão receber um rápido treinamento neste fim de semana, em Nova Jersey, sobre mudanças que podem ocorrer nesta nova temporada.

23 outubro, 2009

Convite Lançamento


Os árbitros merecem respeito...

Depois daquele papelão que o ala Marcelinho do Flamengo fez, durante o torneio amistoso contra o Joinville, quando, de forma desleal, fez uma falta antiesportiva em Shilton, o jogador foi penalizado com a suspensão de cinco jogos e o seu clube terá que pagar multa de 10 mil reais, segundo o site da Justiça Desportiva.
Marcelinho se recusou a deixar a quadra, após ser desqualificado. A arbitragem encerrou a partida, conforme manda a regra.
Outro ato lamentável do ala do Flamengo foi as palavras ofensivas dirigidas à arbitragem, fato que foi captado pelas lentes das câmeras da SPORTV. Porém, segundo o site, Marcelinho disse o seguinte: “Na minha carreira, eu nunca ofendi um árbitro. Tenho a noção que sou um cara chato, que luta pelo time, mas nunca ofendi ninguém”.
Segundo a súmula da partida, após ser expulso, Marcelinho se dirigiu ao fiscal e disse, tentando agredi-lo: “Você é um m..., você não tem c... de desqualificar somente o jogador do time do Joinville, seu m... . Você é um m... mesmo”.


Outro mal exemplo: O supervisor do clube, André Guimarães, acabou suspenso em um jogo por ter ofendido a arbitragem - artigo 187 II - ao dizer: “O Flamengo é bi campeão brasileiro, campeão sul-americano e apesar de tudo isto estar acontecendo por culpa de vocês três, o Flamengo vai continuar jogando”.

Quem bom que a justiça desportiva funciona, a CBB fez o certo.
Com relação a Shilton, o jogador pegou uma partida de suspensão.
O jogador Marcelinho foi denunciado com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva por ato desleal ou inconveniente (artigo 250), ato de hostilidade (artigo 255), atitude antidesportiva (artigo 258) e tentativa de agressão (artigo 253, c/c 157 II). Uma partida por ato de hostilidade, uma por reclamação e em mais três por atitude antidesportiva - em decisão por maioria de votos.

Que mal exemplo, para os torcedores do Flamengo e do basquete brasileiro.
Shilton, que reagiu a agressão de marcelinho com certa intensidade, também baseado no CBJD, acabou enquadrado apenas por ato de hostilidade.

21 outubro, 2009

Blumenau ganha de Florianópolis no basquete feminino

Em um jogo de muita velocidade e contra-ataque das duas equipes, Blumenau, jogando em casa e com o apoio de uma pequena torcida, bateu Florianópolis pelo placar de 94 a 56. Foi um jogo complicado no início, com as duas equipes se revezando na liderança do placar. Mas, no final, prevaleceu o conjunto de Blumenau.
Camargo e Portugal antes da partida

Arbitragem de Enaldo, Magayver e Nicolas

Na mesa, Maurício e Portugal

19 outubro, 2009

Londrina reforça visando NBB

Segundo o técnico Ênio Vecchi, uma das contratações é o armador americano Leonard Mosley, de 27 anos, que, segundo Vecchi, tem a capacidade de conduzir a bola com segurança e dar ao time uma enorme contribuição com sua experiência.

O jogador vem da equipe da NCAA Santa Barbara, da Califórnia, USA, chega nesta semana e inicia os trabalhos físicos e com bola. A intenção é conseguir a liberação do atleta, para que ele já defenda o Londrina no dia 1º, contra o Joinville que vai jogar em casa e, deverá ter a casa lotada para a partida inaugural do NBB.

Universo fecha primeira fase em segundo no sulamericano


O Universo/BRB/Financeira Brasília ficou com a segunda colocação no Grupo A da 14a Liga Sul-americana de Clubes – 2009 ao ser superado pelo anfitrião Juventut Sionista, na noite deste domingo (18 de outubro), na cidade de Entre Rios, na Argentina, por 88 a 86 (43 a 42 no primeiro tempo), em duelo emocionante e decidido apenas nos segundos finais.

Com este resultado, o representante argentino ficou com a primeira colocação, somando seis pontos (03 vitórias), garantindo vaga diretamente na fase final da competição; seguindo pelo time brasileiro, que fechou a sua participação com o segundo lugar, contabilizando cinco pontos (02 vitórias e uma derrota). O Universo/BRB/Financeira Brasília aguarda a definição das próximas chaves, pois o melhor segundo colocado, contando todos os grupos, também garante passagem à etapa decisiva.

O jogo foi amarrado e marcado pelo equilíbrio, pois nenhuma das duas equipes conseguiu desgarrar no placar. O representante do Distrito Federal venceu o primeiro quarto, por 19 a 16, mas os argentinos reagiram e levaram a melhor no segundo, 23 a 27. No terceiro período, os comandados do técnico Aluisio Ferreira, o Lula, voltaram a superar os rivais, fazendo 27 a 22. No último quarto, entretanto, seguindo o que aconteceu no primeiro tempo, os anfitriões conseguiram se recuperar e fecharam o jogo em seu favor com vantagem de dois pontos.

Os destaques da partida foram Daniel Hure, 28 pontos, e Clarence Robinson, 24 pontos, pelos lados do time argentino; Guilherme Giovannoni, 19 pontos e 07 rebotes, Valtinho, 18 pontos e 05 assistências, e Alex, 18 pontos, em favor dos brasileiros.

Agora, as atenções do Universo/BRB/Financeira Brasília se voltam à segunda edição do Novo Basquete Brasil (NBB). O time brasiliense faz sua estréia no dia 1o de novembro (domingo), na cidade de São Paulo (SP), contra o Pinheiros/Sky, às 11h00.

16 outubro, 2009

Joinville aplica quase 150 pontos em Pomerode

Certamente, os jogadores de Pomerode prefeririam estar na oktoberfest em Blumenau, a ter que ir a Joinville disputar mais uma partida pelo estadual. Ainda mais, quando a campainha tocou, no final do quarto período, encerrando o jogo que teve como placar, Joinville 144 e Pomerode 41. Nada mais, nada menos que 103 pontos de uma diferença centenária.

Para jogar azeite na salada, Felipe Vezaro, um juvenil recém chegado a equipe, fez 16 pontos, sendo um dos cestinhas, já que atuou pela primeira vez como profissional.
O jogo foi disputado no Ginásio Ivan Rodrigues e serviu como treino, visando a estréia no Novo Basquete Brasil, dia 1º, em Joinville, enfrentando o Londrina.

15 outubro, 2009

O Basquete perdeu seu gigante de 2,20

Morreu nesta quinta-feira, em Campinas (SP), o ex- jogador Emil Rached, um dos mais altos jogadores do basquete brasileiro de todos os tempos. Com seus 2,20 metros de altura, Emil também fez algumas pontas em filmes e programas de tv, principalmente com os trapalhões.
Emil Rached sofria de uma embolia pulmonar e, estava internado havia 10 dias. Na manhã desta quinta, sofreu várias paradas cardíacas, antes de morrer, no Centro Médico de Campinas.
Profissionalmente, atuou entre 1964 e 1980, iniciando no Palmeiras, passando por Botafogo e Corinthians. Com a camisa da seleção, foi medalhista de bronze no Mundial do Uruguai (1967) e de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Cali (1971).
Em 2003, participou de um encontro de ex-atletas na comemoração dos 70 anos da CBB, conforme ilustra a foto abaixo.


Dodi, Emil Rached, Angelina, Victor, Nilza e Norminha


Foto: Alexandre Vidal

14 outubro, 2009

Arbitragem de roupa nova


O I Seminário de Arbitragem Eletrobrás, em Campinas, foi marcado por novidades e mostrou que árbitros serão valorizados
São Paulo – A apresentação de uniformes de viagem e de jogos com a marca da Liga Nacional de Basquete (LNB) foi uma das novidades do I Seminário de Arbitragem Eletrobrás, que integra um estudo pioneiro para os árbitros de basquete, uma iniciativa da LNB com o apoio da CBB e parceria da Unicamp. "Na primeira edição do NBB, os uniformes foram cedidos pela CBB”, conta o árbitro internacional Fernando Serpa Oliveira, de Porto Alegre (RS). "Na segunda edição, que começa no dia 1º de novembro, já vamos usar uniformes com o logotipo da LNB.”

Mas o uniforme é apenas uma marca da valorização que os árbitros brasileiros terão na segunda edição do NBB. O estudo envolvendo a arbitragem iniciado agora, antes do início do segundo campeonato da LNB, está dividido em três etapas. Na primeira, realizada no último final de semana, nas dependências da Unicamp, em Campinas, os árbitros passaram por avaliações clínicas, físicas e antropométricas.
Para fevereiro está marcada nova avaliação e a última será feita na fase final do NBB.

Além disso, a movimentação dos árbitros em jogos do NBB (a serem escolhidos) será registrada em vídeo, o que vai permitir estabelecer até mesmo a distância percorrida em quadra e a velocidade de cada um. As informações serão armazenadas em um banco de dados e servirão como indicadores em trabalhos futuros. A partir dos resultados, os árbitros receberão orientação nas áreas nutricional, bioquímica, fisiológica e metodologia do treinamento, entre outras. Assim, vão saber como estão e como melhorar ou manter a condição física.

Nesta primeira etapa, os árbitros assistiram a apresentações com ênfase em critérios de arbitragem. "Geraldo Fontana, instrutor da FIBA/CBB tirou dúvidas em situações de jogo, mostrando vídeos de partidas da NBA e do primeiro NBB”, destaca a árbitra nacional Lucilene Santa Rita, de Salvador (BA). O gaúcho Serpa enfatiza a importância dada aos critérios que serão aplicados no NBB. "A mecânica de três árbitros também teve ênfase.”

Ambos aprovaram a realização do encontro. "Como o seminário reuniu árbitros de várias partes do Brasil, vai permitir arbitragens mais uniformes”, opina Lucilene. "Também foi importante para rever colegas”, brinca. "Um incentivo à qualidade de vida, vai nos ajudar na atuação na quadra. Vimos na prática como funciona a pesquisa científica”, diz a baiana.

Para Serpa, o encontro foi tão bom que, na próxima vez, poderia ter um dia a mais. "A Unicamp deve nos enviar os dados individuais para que possamos manter ou melhorar nossa condição até a segunda etapa”, conta Serpa. "Nesse meio tempo, pode aparecer nos jogos da NBB para colher mais dados, filmar a atuação do árbitro em quadra para estudar o deslocamento, pedir que use um medidor de distância.”

Para Antônio Carlos Affini, coordenador de arbitragem da LNB, o I Seminário de Arbitragem Eletrobrás atingiu as expectativas. "Foi feita uma avaliação mais detalhada da condição de cada árbitro para a próxima edição do NBB, com testes físicos, de lactato, aferição de peso e altura e dobras cutâneas, entre outros”, diz Affini. "Também foram passadas orientações interpretativas dos principais pontos das regras de arbitragem.”

13 outubro, 2009

Toni Kukoc... do basquete para o golfe.

Toni Kukoc, integrante da inesquecível equipe do Chicago Bulls dos anos 90, que papou vários títulos da NBA, jogando ao lado de Jordan, Pipen, Rodman entre outros, trocou o basquete pelo golfe. Pelo menos, é o que ele está praticando no momento e, que, segundo ele, é o melhor esporte do mundo.
Considerado por muitos, o melhor jogador de basquete europeu de todos os tempos, com uma incrível facilidade de jogar em várias posições, graças aos seus 2, 11 metros e uma habilidade notável de passe e posicionamento, Kukoc, hoje com 41 anos, tem o objetivo de integrar a equipe croata, nas olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. Ele pratica de quatro a cinco vezes por semana e seu handicap é cinco. Além disso, ele bate bola com Jordan e Pippen, frequentemente.


Kukoc em foto mais recente

12 outubro, 2009

Joinville vence as três pelo sulbrasileiro

A viagem ao Paraná foi positiva para o Joinville. A equipe venceu os três adversários pelo sulbrasileiro de basquete. Maringá, Londrina e Campo Mourão cairam diante da equipe catarinense. Até agora, foram três times catarinenses e dois gaúchos que sentiram o gostinho da derrota, diante dos joinvillenses, treinados por Alberto Bial.
Quinta-feira será o próximo desafio da equipe de Joinville contra o Pomerode, no ginásio Ivan Rodrigues. Dessa vez, jogando pelo campeonato catarinense.

10 outubro, 2009

Sul Brasileiro de Clubes

Teve inicio nesta sexta, a segunda etapa da fase classificatória do 7.º Campeonato Sul-Brasileiro de Clubes Adulto masculino. Nesta fase, os times do paraná jogam em casa contra as equipes de Santa Catarina.
Brusque, Joinville e Florianópolis enfrentam Campo Mourão, Maringá e Londrina.

divulgação

09 outubro, 2009

Nenê vai ou fica?

Nenê, voltou a mídia internacional, ao dar declarações a um site especializado em basquete, dizendo que encerraria a carreira em 2016, para se dedicar a religião, como pastor. Ora, todos sabemos dos problemas de saúde que Nenê enfrentou, decorrentes de um câncer nos testículos. Isso, inegavelmente, o aproximou da religião, já que é comum pessoas buscarem a Deus nos momentos de dificuldade. Certamente, durante o tratamento, Nenê, movido por uma sensação de "quero viver, ser feliz, ajudar o próximo", deve ter declarado a pessoas próximas, inclusive pastores que, gostaria de se dedicar a causa religiosa, como forma de agradecer pela sua cura. Já que dinheiro, agora que ele tem bastante, ficou secundário buscá-lo tanto, de forma tão intensa como já o fazia.

Porém, assessores do jogador, vendo o estrago que tal declaração poderia causar a sua carreira esportiva, inclusive com relação a contratos mais longos, tanto com equipes da NBA, quanto com agências de publicidade do basquete, trataram de mudar essa imagem.

Tudo isso é um jogo de interesses. Afinal, cada um busca o melhor para si.
Agora, como brasileiro, torcedor e esperançoso de dias melhores para o basquete nacional, essa novela chamada "Nenê", parece interminável.
Vamos esperar, para ver no que vai dar.

Blog alcança primeiras 100 postagens

Com muita calma, apenas com o compromisso de informar a comunidade que acessa o blog do Basquete Segalas, que por sua vez, é mantido sem fins comerciais, já postamos 100 vezes, assuntos diversos, voltados ao basquete de Blumenau, do Brasil e do mundo. Sempre tentamos fazer uma atualização diária. Nosso grande desafio agora, é divulgar ainda mais este espaço e, conseguir mais retorno dos visitantes, através da ferramenta "comentário". Mas, isso é prá depois. Obrigado, por enquanto.

08 outubro, 2009

Basquete feminino de Blumenau treina forte

RBS TV mostrou no Jornal do Almoço, o treinamento do basquete feminino de Blumenau. Parabéns ao Camargo e ao Portugal pela dedicação e, as atletas que buscam melhores resultados sempre.

07 outubro, 2009

Hoje é quarta-feira, dia de basquete na AABB e desfile da Oktober

Se der tempo bom, o público deste desfile da Oktoberfest na rua XV deverá ser muito bom. Mas, melhor ainda é ir na AABB jogar basquete com a rapaziada, afinal, hoje é quarta-feira.

05 outubro, 2009

Marcelinho II... a repercussão.

Como já era esperado, a atitude do ala Marcelinho do Flamengo, recebeu críticas, como a do presidente da Liga Nacional de Basquete, LNB:
"Lamentei a atitude do Flamengo e de seu jogador. O Marcelinho é um líder, um ídolo do basquete e isso não condiz com seu comportamento no jogo. Fatos assim não poderão ocorrer no campeonato da LNB, não serão tolerados. Isso não pode se repetir no NBB. O jogador expôs seu clube, o time e o anfitrião, em um torneio amistoso”, avaliou Kouros Monadjemi, presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB).
Shilton, pivô do Joinville, deu a sua versão para o jornal A Notícia, de Joinville:

A Notícia – Por que a discussão começou?

Shilton – O Marcelinho tentou me dar um soco no rosto, tentou me bater. Basquete é um jogo de contato, a gente sabe, mas quando o cara tenta agredir de propósito não dá para aceitar. Aí eu fui para cima mesmo, botei o dedo na cara e acabei expulso. Foi ruim.

AN – Algum lance do jogo, ou de outra partida, pode ter causado isso?

Shilton – Nunca tive nada com ele. Nunca tive problema nem como atleta nem como homem. Mas eu particularmente levo para a frente. Nunca dei motivos para chegarmos a essa situação.

AN – Não foi estranho comemorar o título assim?

Shilton – Não era nada disso que esperávamos. Queríamos como foram todas as outras partidas, com vibração, independente de ganhar ou perder. Ficamos tímidos, meio sem jeito, porque queríamos que a torcida visse o espetáculo que pagou.
-------------------------------------------------

04 outubro, 2009

Que coisa feia, Marcelinho...

Acho que agora, com transmissão em rede nacional pela sportv, ficou mais claro, o porquê do apelido Marcelinho. Durante a final do torneio em Joinville que reuniu 4 equipes do basquete nacional, entre elas Joinville e Flamengo que, num jogo que começou tranquilo, um jogador estragou e espetáculo e encurtou o jogo. Atitude de gente pequena, muito pequena.
Depois de Marcelinho fazer uma falta flagrante sobre Shilton, quando este ía para a bandeja, o jogador do Joinville se revoltou e foi tirar satisfação com o atleta do Flamengo, após serem separados pelos árbitros, Marcelinho passou a ofender o árbitro internacional Enaldo Batista, durante o episódio, com palavras pesadas. Cristiano Maranho então, desqualificou ambos os jogadores, mas, após o tempo previsto na regra, dado por Maranho para Marcelinho se retirar e ir para o vestiário, o mesmo se recusou a deixar a quadra, obrigando Maranho a encerrar a partida.
Alberto Bial pediu desculpas a torcida que lotou o Ivan Rodrigues, que viu seu time ser campeão em meio a um jogo confuso.
Que péssimo exemplo, vindo de um jogador de um time como o Flamengo e, também, atleta de seleção brasileira. Pegou mal, muito mal.
Parabéns a arbitragem que manteve o equilíbrio até o fim do jogo, apesar da pressão dos flamenguistas.
Com certeza, o Brasil que testemunhou pela tv e, os atletas sérios, condenaram a atitude da estrela do Flamengo.

02 outubro, 2009

Oba! A Olimpíada será aqui... Tudo mudou!


Em todos os lugares do mundo, há problemas. A pobreza é um mal incombatível. No mundo, muitas pessoas morrem por não ter o que comer. E, os países mais ricos, pouco fazem para ajudar a reverter o quadro em que eles mesmos são os vilões, a má distribuição de renda.
Mas, com tanta falcatrua que acontece na política, alguma coisa correta, os governantes terão que fazer. Para sediar uma olimpíada, obras são necessárias e, muitas ainda poderão ser usadas pela comunidade esportiva após o fim dos jogos, digo, Jogos Olímpicos do Brasil.
Empregos serão gerados, novos investimentos no esporte deverão surgir. Isso é bom. Bom para o Rio, que se projeta turisticamente, bom para o Brasil, que terá todas as modalidades competindo, claro, dentro de um critério de qualidade, a ser estabelecido pelo COB.
Quem se fortalece nessa escolha do Rio, evidentemente, é o presidente do COB, comitê olímpico brasileiro. Essa pessoa estará em evidência até o encerramento das olimpíadas em 2016.
Que bom, viva o esporte, viva o Rio de Janeiro. Que venham as Olimpíadas do Brasil. Sem doping, esperamos...

30 setembro, 2009

Professor Álvaro Portugal pendurou as chuteiras


Depois de 33 anos de muito trabalho, hoje, 30 de setembro, o professor Álvaro Portugal pode comemorar sua aposentadoria, durante o churrasco mensal da patota de basquete Segalas. Nós da Patota, desejamos uma aposentadoria tranquila, rica e cheia de saúde ao colega.

Basquete de Joinville lança sócio torcedor

Ao mesmo tempo em que cria uma nova receita para o time, o Joinville cria uma intimidade maior com o torcedor, aproximando o sócio do time, dentro e fora de quadra. O torcedor que se associar, vai pagar 25 reais por mês, mais 10 reais de adesão e, não paga nada para ver os jogos. No fim, sai muito mais barato, caso assista todos os jogos do time em casa. Após a segunda mensalidade paga, o torcedor ganhará brindes e, no fim de seis meses, fatura uma camisa oficial do Joinville.
O projeto será apresentado neste final de semana, durante o torneio Ciser 50 anos e, o torcedor já poderá se associar, procurando as bilheterias do clube.

29 setembro, 2009

Título da Copa América fortalece permanência de Bassul


Embora não declare abertamente, Paulo Bassul sabe da importância da conquista da Copa América para sua permanência no comando da seleção feminina de basquete. Segundo ele, o contrato já venceu e, até o mundial, o caminho é longo. Mas, a base da seleção deve ser mantida. Isso é importante para o bom andamento da equipe. Então, Bassul fica. Aposto.

27 setembro, 2009

Homenagear é bom, mas...


campeões mundiais

Toda vez que vejo na imprensa, a notícia que alguém ou algum time vai ser homenageado, é sinal que novas conquistas não foram tão importantes quanto aquelas. Isso se aplica bem ao nosso basquete nacional. Hoje, vivemos de memória no basquete. Fomos campeões mundiais nos dois naipes, há muito tempo. O feminino faz 15 anos,  já o masculino, quase 5 décadas, foi em 63. Fomos campeões panamericanos em Indianápolis, em 87. Mas, até então pouco foi conseguido. Resta então, homenagear esses heróis que entraram para a história. Desta vez, as meninas campeãs mundiais na Austrália serão devidamente homenageadas. A iniciativa da CBB é louvável, mas, expõe a fragilidade do basquete brasileiro na atualidade.

26 setembro, 2009

Jaraguá conquista estadual feminino

As meninas de Jaraguá conquistaram o tri-campeonato catarinense na sexta-feira, jogando em casa, contra Florianópolis. O placar foi de 65 a 50.

25 setembro, 2009

Joinville convida 3 times para quadrangular preparatório

O Ciser/Araldite/Univille/Joinville vai receber, de 2 a 4 de outubro, no Ginásio Ivan Rodrigues, em Joinville, o Torneio Ciser 50 anos, quadrangular preparatório para o campeonato da Liga Nacional de Basquete (LNB), o Novo Basquete Brasil (NBB), que começa no dia 1° de novembro. Além do Ciser/Araldite/Univille/Joinville, participam do quadrangular o Flamengo, o Pitágoras/Minas e o ADL/Sercontel/Londrina.

Os 15 anos da façanha gaúcha no basquete

Deu no Zero Hora que os Campeões brasileiros de 1994 vão se reunir para festejar a conquista Brent Merritt, ex-jogador de basquete. Uma façanha inédita para um time fora do eixo Rio-São Paulo que, 15 anos atrás, conquistou o título brasileiro de basquete. Estamos falando dos campeões da extinta equipe Pitt Corinthians,
...Os 12 condenados, como ficaram conhecidos, voltam a jogar juntos em Santa Cruz do Sul amanhã, fazendo renascer uma emoção dividida por milhares de gaúchos. Na noite de 17 de abril de 1994, o time do interior gaúcho, formado por jogadores desacreditados, conquistou o título ao vencer Franca, tricampeã da Liga Nacional, cujo elenco trazia seis atletas da seleção brasileira...(Zero Hora)
O jogo será às 19h30min no Ginásio Poliesportivo
contra a seleção gaúcha master.
Os jogadores campeões vão deixar a marca das mãos gravadas em gesso na “Calçada da Fama do Basquete”. Haverá ainda desfile em caminhão do Corpo de Bombeiros e autógrafos na praça Getúlio Vargas.
O time do Pitt/Corinthians conta com: João Batista, Brent, Alvin, Cruxen, Joel, Almir, Sílvio Carioca, Oldair, Marcionílio, Edu Gato, Poll, Beto, Márcio, Mutti e Paulinho.

- Técnico: Ary Vidal

A Seleção gaúcha master conta com: Pulga, Nogueira, Piru, Mauro, Mílio, Eurico, Gilson, Pitu, Pena, Evandro, Deco e Thumm.

- Técnico: Sérgio Einloft

- Arbitragem: Fernando Mabilde, Fernando Serpa e Marcelo Gomes

23 setembro, 2009

A Rainha faz 50 anos

Não, não estou falando de Xuxa, a rainha dos baixinhos, mas, sim, de Hortência Marcari que nesta quarta-feira, depois da partida entre Brasil e Porto Rico, recebeu um bolo dentro da quadra de basquete e ouviu o ginásio em Cuiabá em coro, cantar o "parabéns para você".
Agora, a frente do basquete feminino na CBB, a nossa rainha tem muitos desafios e, tentará provar que fora das quatro linhas da quadra de basquete, ela também bate um bolão. Boa sorte a ela.

Juvenil de Joinville é Tetra no Catarinense

O título veio após uma vitória sobre a AJAB de Jaraguá, pelo placar de 91 a 59. Dos 13 jogos disputados, Joinville ganhou 12. Na final, o cestinha da partida foi o ala Felipe Vezaro, recém-integrado ao time da Ciser/Araldite/Univille, com 24 pontos e 238 pontos no torneio, sendo o maior pontuador do campeonato. Agora, Joinville disputará mais dois campeonatos este ano: a Copa Minas, em outubro, e o Brasileiro Juvenil, em novembro.

Hoje é quarta-feira, dia de jogar basquete na AABB

Não se esqueça de separar o uniforme e passar um  desodorante. Juntos, correremos.

21 setembro, 2009

De olho na arbitragem da LNB

LNB lança projeto para melhorar a qualidade de vida e desempenho dos árbitros em quadra.

Segundo a Liga Nacional de Basquete, o estudo vai desde exames clínicos até o controle da distância e movimentação dos árbitros em quadra. A Escola de Educação Física da Unicamp vai entrar como parceira no projeto, desenvolvendo os estudos que deverão envolver a fase de preparação e os jogos dos campeonatos paulista do Novo Basquete Brasil. Tudo dividido em duas fases, para os homens, com idade entre 20 e 50 anos de idade.
A CBB gostou da idéia, já que isso deverá aumentar o rendimento da arbitragem e, diminuir as baixas por lesões ou algo parecido.
O projeto será apresentado aos árbitros no dia 10, em Campinas, quando também serão realizadas as primeiras avaliações.

Dessa vez a Espanha não amarelou


Sinceramente, não consegui assistir ao jogo completo da Espanha e Servia. Não foi empolgante, já que a Espanha não deixou a Servia jogar. Mesmo os servios marcando 63 pontos, mostraram um basquete sem muitas opções, dignas de uma equipe que chegou a final do EuroBasket 2009.


Já a Espanha, comandada pelo magnífico Paul Gasol, que foi merecidamente eleito o MVP do torneio,  usou e abusou do seu basquete técnico ao extremo, tanto jogado fora quanto dentro do garrafão. Do irritante Rick Rubio, que infernizou a quem marcava, até Gasol que dava o toque final aos ataques, o time espanhol não deu chance aos adversários, que, quando começavam a esboçar uma reação, ficavam na vontade com a excelente defesa espanhola.
Espanha, campeão do mundo em 2006, medalha de prata no EuroBasket 2007 em Madrid e finalista do s últimos jogos olímipicos se consagra como uma das grandes potencias do basquete mundial.
Parabéns à Espanha, parabéns ao basquete jogado com qualidade. Campeã do EuroBasket 2009.

18 setembro, 2009

Huertas vira manequim para apresentar novo uniforme


Os brasileiros andam com a bola cheia no basquete espanhol. Prova disso, foi o clube de Marcelinho Huertas ter convidado o jogador, juntamente com o canadense Brad Oleson, para que apresentassem para a imprensa, o novo uniforme do Caja Laboral, na tarde desta quinta-feira, na Buesa Arena, em Vitoria, Espanha.

foto:divulgação

17 setembro, 2009

Feliz Aniversário ao Gersão

Quem ficou mais velho neste dia 17 de setembro foi o ex-jogador de basquete profissional e ainda jogador veterano Gerson Victalino, que completou 50 anos. Gerson deu entrevista à globo.com e se diz esperançoso com essa geração atual e, que se vê no estilo de jogo do Tiago Splitter. Quem se lembra de Gerson jogando lembra bem de um fator que lhe acompanhava em todos os jogos, a raça.
arquivo pessoal

Grande Gersão, muitos anos de vida e de basquete, ainda. Que o diga o nosso Alex Segala, posando ao lado do aniversariante na foto abaixo.

Basqueteiros perguntam: Cadê as fotos dos eventos da patota?

Calma colegas, todo o material está armazenado no servidos do kitnet. Em tempo, colocaremos de volta.

16 setembro, 2009

Fechou o pau no basquete argentino

Em jogo válido pela Copa Argentina de Basquete, quando o Regatas vencia o San Martin em Corrientes, o tempo esquentou. O pau comeu e teve de tudo, cadeira voando, painel de propaganda destruído, e, alguns torcedores feridos. A partida foi suspensa, já que no ginásio havia apenas 16 policiais, o que era pouco para um clássico do basquete argentino.
Essa é a paixão pelo basquete, que, às vezes, sai de controle.

14 setembro, 2009

Aprobas realiza encontro de técnicos em São Paulo

A Associação Brasileira de Profissionais do Basquete (APROBAS) realiza no dia 17 de setembro (quinta-feira), a partir das 19h30, no Círculo Militar de São Paulo, na Capital, mais um tradicional 'Encontro de Técnicos'. Nesta oportunidade, a palestrante será Kátia Araújo, que vai discorrer sobre o "Exercício da Liderança por meio do estilo Coaching na gestão de equipes".
Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone (11) 9222-4607, com Tácito Pinto Filho, presidente da APROBAS. Já o Círculo Militar de São Paulo fica localizado na rua Abílio Soares, 1589, Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Caja Laboral supera Joventut no Torneio de pré-temporada

O Caja Laboral, do armador Marcelinho Huertas e Tiago Splitter ficou com a terceira colocação no 'San Miguel Torneo StagePro – 2009', ao derrotar o DKV Joventut, no domingo (13 de setembro), no Pabellón Barris Nord, na cidade de Lleida (ESP), por 89 a 75 (44 a 37 no primeiro tempo), na segunda rodada. Os destaques foram Teletovic, 23 pontos, e Splitter, 22 pontos, pelo time de Vitoria-Gasteiz; Bueno, 22 pontos, e Tucker, 18 pontos, em favor da agremiação de Badalona. “Este foi um torneio de pré-temporada, importante para deixar o time em boas condições para estréia na Liga ABC. Conseguimos um bom rendimento e vencemos um adversário de qualidade, mas temos que trabalhar forte nos treinamentos para que o time encontre o entrosamento ideal o mais rápido possível”, comenta Huertas, que anotou oito pontos contra sua ex-equipe.
Na rodada inicial deste torneio, ocorrida no sábado (12 de setembro), o Caja Laboral acabou superado pelo Valencia BC, 86 a 75 (45 a 42 no primeiro tempo). O brasileiro Marcelinho Huertas anotou dois pontos e compatriota Tiago Splitter marcou 16 pontos.
O título ficou com o Valencia BC, que bateu o Asvel Villeurbanne, na decisão, por 83 a 77 (44 a 31 no primeiro tempo). Os cestinhas foram Rafa Martinez, com 23 pontos, pelo time valenciano; e Dewar, 22 pontos, em favor do adversário.

12 setembro, 2009

Um dia para ficar na história do basquete

Dia 17 de fevereiro de 1963, nascia Michael Jeffrey Jordan. Trinta e seis anos depois, o mundo se rende a sua majestade, o rei do basquetebol. Sir Michael Jordan terá agora a sua foto estampada no Hall da Fama do Basquete Americano.

Considerado por todos o maior jogador de basquete de todos os tempos, Michael foi responsável por popularizar o basquete ao redor do mundo, nos anos 80 e 90, fazendo da NBA, um palco para o seu repertório de jogadas que rancavam aplausos de todos, inclusive de seus adversários. Air Jordan, como foi batizado pela mídia americana, alavancou as vendas da fabricante de calçados Nike, com o Nike Air, produto de sucesso até hoje.

Durante a cerimônia de indicação ao Hall da Fama, Jordan se emocionou muito, logo no início e, agradeceu à família, ao técnico da universidade, e, fez uma ressalva ao colega de Chicago Bulls, Scottie Pipen, como um grande parceiro na sua trajetória vitoriosa. Michael citou os demais colegas daquela época e, falou do orgulho de se juntar a outros grandes do basquete americano no Hall da Fama, como Larry Bird, entre outros.
Realmente, não há muito o que dizer. Apenas, ficou na saudade de quem viu Jordan em ação, um tempo mágico que, certamente, não se repetirá tão cedo.
Parabéns Michael Jordan. Muito obrigado, Air Jordan. Inclusive, com 46 anos, já pode jogar na nossa categoria de veteranos. Vou enviar um email a ele, convidando.

11 setembro, 2009

Moncho fica, ou não?

A novela em torno da renovação ou não, do espanhol Moncho Monsalve parece ganhar novos ingredientes. Segundo se comenta no meio esportivo do basquete, o técnico manifestou publicamente, seu descontentamento com o salário. Além disso, Moncho teceu comentários sobre Nenê, que não agradaram alguns dirigentes da CBB.
Não percam o próximo capítulo desse combate de conjecturas sobre o futuro da seleção brasileira de basquete masculino.

NBB incentiva técnicos a fazer intercâmbio na Europa

Durante duas semanas o técnico Alberto Bial, do Ciser/Araldite/Univille/Joinville, esteve em Madrid participando de um intercâmbio. Durante este período, o treinador acompanhou o Torneio Cidade de Sevilha e conheceu a estrutura de dois dos maiores clubes do país: Real Madrid e Estudiantes.
Em sua terceira viagem ao país, que considera o mais evoluído na modalidade, Bial aproveitou e filiou-se à Associação de Treinadores de Basquete da Espanha. "Poderei compartilhar conhecimentos e receber materiais atualizados sobre o que está sendo discutido por lá”, diz o técnico para quem a evolução do esporte passa pelo crescimento dos profissionais formadores. "O caminho é o trabalho a longo prazo. Na Espanha, com 12 ou 13 anos os jovens já sabem os fundamentos do basquete.”
Bial pretende aproveitar a experiência internacional para enriquecer o projeto de basquete do Joinville. "Não existe plano mirabolante. Mas, dentro da minha sensibilidade, tentarei adequar o trabalho”, explica. A meta é evoluir "na forma de fazer basquete”.

Huertas disputa torneio de pré-temporada na Europa

O armador Marcelinho Huertas seguiu com a delegação do Caja Laboral para Lleida (ESP), com a finalidade de disputar o 'Torneo StagePro – 2009', que acontece entre os dias 12 e 13 de setembro. Além da equipe do brasileiro, estarão também na disputa, o Joventut Badalona, Valencia BC e Asvel Lyon Villeurbane. "Trata-se de uma competição de pré-temporada, que serve de preparação para o time disputar a próxima edição da Liga ACB e da Euroliga. Vai ser importante para que o grupo se conheça e já comece a trabalhar em busca do melhor entrosamento", analisa Huertas, um dos reforços da equipe para esta temporada.
"Eu, o Tiago Splitter e o English (canadense) acabamos de voltar da Copa América, mas a expectativa é sempre de ajudar, mesmo com poucos treinos realizados", complementa Marcelinho Huertas.
A primeira rodada do torneio, que acontece neste sábado (12 de setembro), terá estes duelos: Caja Laboral x Valencia BC e Joventut Badalona x Asvel Lyon Villeurbane. Os vencedores decidem o título no domingo (13 de setembro).

10 setembro, 2009

Brasil vai brigar para sediar o pré-olímpico em 2011

A CBB já manifestou a intenção de oficializar em outubro, a candidatura para sediar o Pré-Olímpico Masculino de 2011, visando as Olimpíadas de 2012, em Londres. Desde Atlanta, 1996, o Brasil não disputa os jogos olímpicos com a seleção masculina.
Segundo a direção da confederação, seriam necessários, pelo menos 5 milhões de reais para realizar o evento, contando com 10 seleções, com os jogos acontecendo no maracanãzinho.
Bom, na opinião do nosso blog, isso seria um grande passo, mas, um bom resultado no mundial da Turquia em 2010 seria fundamental para motivar a todos, inclusive patrocinadores, a viabilizar um evento desse porte.

09 setembro, 2009

Huertas de malas prontas para se apresentar ao Caja Laboral

O armador Marcelinho Huertas, um dos grandes nomes do Brasil na recente conquista da Copa América – 2009, seguiu para a Espanha, na noite desta quarta-feira (09 de setembro), com a finalidade de se apresentar ao Caja Laboral, uma das equipes mais tradicionais do basquete espanhol e europeu. O brasileiro assinou contrato com a duração de três temporadas. "Este é um desafio grande na minha carreira, pois o Caja Laboral luta sempre para estar na ponta, não só na Espanha, como também na Europa, e sei que a responsabilidade de mantê-lo na disputa de títulos é enorme. O objetivo jogando neste time é diferente do que eu tive nas anteriores, mas estou preparado para desempenhar a minha função e colaborar ao máximo com os novos companheiros", comenta Huertas, que atuou nas seguintes equipes européias: Joventut Badalona e Bilbao Basket, ambas da Espanha; e Fortitudo Bologna, da Itália.
Foto: Divulgação/ASE
Um dos destaques do Caja Laboral nas últimas temporadas é o compatriota Tiago Splitter, que atua ao lado de Marcelinho Huertas na Seleção Brasileira. "O Tiago é um amigo e vai ajudar bastante na minha adaptação a cidade, pois está lá há alguns anos e já sabe onde tem tudo. Eu já visitei várias vezes a cidade de Vitoria-Gasteiz, pois fica perto de Bilbao, e sei que tem um clima mais frio e uma estrutura boa", explica.
"Dentro de quadra já nos conhecemos bastante e isso também vai ser bom para que eu me adapte o mais rápido possível ao time. Da última temporada que estive na Espanha, o time mudou bastante", complementa Huertas.
Este retorno ao basquete espanhol era a meta principal de Marcelinho para a temporada 2009/2010. "Estou muito feliz e contente com esse retorno ao basquete espanhol, pois as coisas não caminharam bem com o Fortitudo Bologna na Itália. A motivação é grande e vou me esforçar ao máximo para levar o Caja Laboral de encontro aos seus objetivos", finaliza Marcelinho Huertas.

Tiago Splitter visita Blumenau após conquista da Copa América

Tiago Splitter chegou em Blumenau, na noite desta terça-feira, descansou com a família e, nesta quarta, no Jornal do Almoço da RBS TV, concedeu entrevista ao repórter Cláudio Holzer. Tiago falou da experiência em Porto Rico durante os jogos, o convívio com os outros jogadores, as partidas disputadas, a superação, enfim, o futuro do jogador que, nesta quinta, embarca para a Europa, para se apresentar ao seu time.
foto: Manoel Tavares
Durante uma entrevista para o programa globo esporte, Tiago nos proporcionou o registro da foto abaixo. Motivo de orgulho para nós que somos brasileiros e, blumenauenses, é claro.

07 setembro, 2009

Brasil bate Porto Rico e fatura o Bi

Os deuses devem ser brasileiros, para ajudar a seleção no final do jogo que decidiu o melhor time da Copa América. Um ponto e um zerar do cronômetro, fizeram a história do basquete brasileiro mudar para melhor. Com toda a pressão de Porto Rico no último quarto, enconstando de forma impressionante no placar, ficou a sensação que, se tivesse mais um minuto de jogo, certamente, o Brasil deixaria o título com os donos da casa.
Valeu Brasil. Quem sabe agora, viramos a página do basquete brasileiro das lembranças tristes e, começamos uma nova era, de um basquete vencedor e competitivo em nível nacional e internacional.
Brasil 61, Porto Rico 60. Leandrinho é o cara. Varejão também. Tiago mandou bem. Enfim, no conjunto o Brasil evoluiu. Isso, não podemos negar.
Os deuses devem estar loucos!!!

06 setembro, 2009

Fúlvio troca europa pelo São José

O armador Fúlvio Chiantia é a novidade do A. E. S. José/Unimed/Vinac para esta temporada. Depois de uma temporada na Europa, o jogador retorna ao país motivado pelo renascimento da modalidade após a criação do Novo Basquete Brasil (NBB). "Este foi um dos motivos que me levou a voltar”, diz o atleta, que já está treinando com a nova equipe pela qual estreará ainda no Campeonato Paulista. "Acompanhei o NBB lá de fora e assisti muitos jogos televisionados quando voltei para o Brasil. O basquete está mudando mesmo. Baby e Marcelinho voltaram, estão trazendo mais norte-americanos para reforçar as equipes... O NBB foi excelente e só tende a crescer cada vez mais. Sem dúvida será um dos melhores campeonatos do mundo em breve.”
Aos 27 anos, Fúlvio tem uma grande bagagem esportiva. Defendeu o Vivo/Franca, Mogi, Ribeirão Preto, Universo/BRB/Financeira Brasília e Paulistano/Amil antes de estrear no basquete internacional. No exterior, jogou na Venezuela e, mais recentemente, na Itália (Roseto) e Espanha (Granada), sua última equipe.

Brasil ganha do Canadá e disputa título com os donos da casa

Anderson Varejão fez a sua melhor partida na Copa América. Apesar de não ter feitos muitos pontos, jogou solto, com a cabeça, usando os recursos que a NBA lhe ensinou. Foi forte na marcação e deu muitos tocos. Os canadenses ficaram assustados com os bloqueios, inclusive do Tiago Splitter. O Brasil roubou bolas importantes, fez uma marcação dura quando precisou e levou a partida numa boa. Porém, no último quarto, Moncho colocou o banco inteiro em quadra, deixando apenas marcelinho e, quase a coisa se complicou. Mas, ele já estava pensando em poupar o quinteto titular para a final que, até aquele momento, não sabia qual seria o adversário do Brasil. O importante é que Leandrinho voltou bem e, agora é esperar hoje, domingo, para torcer para o Brasil trazer novamente o título da Copa América.
Já os portoriquenhos, fizeram um jogo dramático contra a Argentina e viraram o jogo no final, com a ajuda da torcida. Nem mesmo o mágico Luis Scola, melhor jogador na posição do torneio, conseguiu com seus 31 pontos, levar seu time a vitória.
Brasil e Porto Rico. A revanche. Pau neles, Brasil!