31 agosto, 2009

Ubiratan entra para o Hall da Fama


Entre os 11 indicados pela FIBA em 2009 para o Hall da Fama, apareceu na lista, Mr. Ubiratan Pereira - Player - Brazil. Uma justa homenagem para um grande jogador de basquete do Brasil, que morreu em 2002, aos 58 anos. Com a camisa da seleção, foi campeão mundial em 1963 e foi bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
A cada dois anos, ocorre a nomeação para o Hall da Fama. A cerimônia oficial será no dia 20 de setembro, na Polônia.

Brasilia traz Giovannoni ao Brasil

O ala/pivô Guilherme Giovannoni, que está com a Seleção Brasileira na disputa da Copa América Adulta Masculina – 2009, Pré-mundial, anunciou nesta segunda-feira (31 de agosto), sua transferência para o Universo/BRB/Financeira Brasília. Nas últimas temporadas o atleta defendeu, com enorme destaque, a tradicional equipe italiana do Virtus La Fortezza, de Bologna.

"Trata-se de um novo desafio em minha carreira, voltar a jogar no basquete brasileiro, depois de algumas temporadas e vários anos atuando no cenário europeu. Com a criação do Novo Basquete Brasil (NBB), a modalidade voltou a crescer e a chamar a atenção do público em todo o País e será muito bom disputar esta competição, que fez sucesso e deve conseguir ainda mais nesta segunda edição. Espero contribuir para que a competição cresça e o interesse por parte dos torcedores aumenta mais", comenta Giovannoni, de 29 anos (02 de junho de 1980), que já atuou pelas seguintes equipes brasileiras: Cristóvão Colombo (Piracicaba), Rio Claro, EC Pinheiros (São Paulo) e COC/Ribeirão Preto.

30 agosto, 2009

Brasil termina em primeiro na chave


Nenhum jogo é igual ao outro. Nenhum jogador tem o mesmo desempenho em todos os jogos, principalmente agora, que estamos chegando a segunda fase do torneio. Isso é fato. E, é justamente isso que poderá complicar o desempenho do Brasil, lá na frente. Pelo menos é o que dizem a maioria dos críticos do basquete, que acompanham os jogos do Brasil, em Porto Rico. Resta saber se isso é uma particularidade nossa, ou, acontece em todos os times. O fato é que, quando o banco do Brasil entra em quadra, o desempenho cai, e muito. Mas, o que importa é o resultado no apito final. São quatro jogos e quatro vitórias. A liderança do grupo B reflete uma certa tranquilidade que, esperamos, se repita, a partir de terça-feira. Força Brasil!

29 agosto, 2009

Organização da Copa América tá pisando na bola...

Assistindo a ESPN neste sábado, durante o jogo entre Canadá e Uruguai, Wlamir Marques comentou sobre a Influência de Porto Rico sobre a FIBA, pela questão econômica onde este país, que já foi sede algumas vezes da Copa América, tinha alguns privilégios. Isto falado, depois do repórter da ESPN entrar via telefone, falando do dia da seleção brasileira e, do fato do Moncho Monsalve não ter aceito treinar em quadra de borracha sem ar condicionado. Existem duas quadras dentro do padrão para treinamento e, a FIBA não liberou nenhuma para o Brasil treinar, segundo o técnico brasileiro. Para ajudar a aumentar o sentimento de desorganização, até o dia de hoje, a seleção brasileira não tinha recebido o vídeo da última partida do Panamá. Tudo isso, é no mínimo estranho. Vamos aguardar, para ver no que vai dar. Que venha o Panamá.

28 agosto, 2009

Brasil vence a terceira na Copa América

foto:divulgação FIBA/Americas

Tá certo. A Argentina está desfalcada, parecem meio desmotivados, mas, ainda é a Argentina. O Brasil ganhou dos Hermanos por 76 a 67 (37 a 23 no primeiro tempo). Nos números, Leandrinho, com 21 pontos,Varejão, com 19 pontos e nove rebotes, e Marcelo Huertas, 18 pontos, sete rebotes e cinco assistências, foram os maiores pontuadores no Brasil. O pivô Luis Scola, com 19 pontos, foi o cestinha do time argentino.
O Brasil se garante na próxima fase, liderando o grupo “B”, com seis pontos (três vitórias). É o esquenta para o mundial. Estamos quase lá.

27 agosto, 2009

Brasil oscila, mas ganha a segunda...

87 a 67 (44 a 24 no primeiro tempo) - este foi o placar do segundo jogo da nossa seleção pela segunda rodada da Copa América / Pré-Mundial de Porto Rico, que está sendo disputado no Coliseu Roberto Clemente, em San Juan.
Leandrinho e Varejão com 15 e 14 pontos, respectivamente, comandaram o placar para o Brasil. O que mais chamou a atenção, foi a postura do Brasil diante dos venezuelanos. Abriram no começo, deixaram a Venezuela passar na frente e, depois, o time adversário empacou. Inexplicavelmente e, para a nossa sorte. Já que não conseguimos repetir a boa performance de Alex e o resto do elenco, como na última partida. Varejão tentou alguma enterradas sem sucesso. Splitter fez mais cestas no estilo "largadinha" fugindo do toco. Mas, felizmente, ganhamos. Se tivesse mais um quarto, seria complicado, já que os venezuelanos começaram a marcar pressão na nossa saída de bola.
Com esse resultado, a seleção brasileira lidera isolada o grupo “B” com quatro pontos (duas vitórias), seguido da Venezuela e da República Dominicana com três (uma vitória e uma derrota). Nesta sexta-feira (14h30 de Brasília), o Brasil enfrenta a Argentina.

Baby Araújo: "Quero ser campeão"

O pivô Rafael "Baby" Araújo foi oficialmente apresentado na tarde desta quinta-feira (27) como o mais novo reforço do Paulistano/Amil. Demonstrando muita familiaridade com o clube - jogou a categoria juvenil em 1999 - Baby fez o primeiro treino com os novos companheiros para depois atender todos os jornalistas presentes no Paulistano. Antes das entrevistas, o técnico João Marcelo Leite reuniu os jogadores no centro da quadra e ouviu o que mais querida do reforço: "Pessoal, seguinte: "Eu estou aqui para ser campeão. Já fui campeão brasileiro e não ganhei ainda um Paulista. Chegou a hora e será com vocês".

26 agosto, 2009

Brasil estréia bem. Afinal, vencer é o que interessa, ou não?

Começou para o Brasil a Copa América. De cara, enfrentaram a República Dominicana, com alguns jogadores da NBA. Claro que também temos os nossos que jogam por lá. Tá certo, foram muitos erros, de ambos os lados. Mas, do lado brasileiro, o que não faltou foi garra. Então, juntando a determinação com a técnica que nosso quinteto possue, viramos o jogo no final. Splitter, Varejão, Leandrinho, Alex e Marcelinho levaram o Brasil com 13 pontos de vantagem para fechar o placar e, calar o ginásio. Final 81 a 68. Senti um certo salto alto dos adversários, em alguns momentos. Bom para nós. Finalizando, Alex jogou muito, matou bola de 3, bandeja, marcou forte. Varejão e Splitter fizeram duplo-duplo. Leandrinho fez as dele e Marcelinho deu o ritmo do jogo. É isso aí. Força Brasil!

25 agosto, 2009

Giovannoni está confiante em estréia vencedora

O ala/pivô Guilherme Giovannoni acredita que o Brasil fará uma boa estréia na Copa América/Pré-mundial – 2009, nesta quarta-feira (26 de agosto), às 17h00 (hora de Brasília), no Coliseu Roberto Clemente, em San Juan, Porto Rico, quando encara a República Dominicana, na rodada de abertura da competição. O jogo do Brasil será transmitido ao vivo pelo Bandsports, ESPN Brasil, Sportv e TV Esporte Interativo.

"Começar vencendo é sempre importante, pois além da classificação, dá mais força e tranqüilidade ao elenco. Fizemos um período de treinos bons, o grupo está entrosado e animado, e também realizamos amistosos fortes. Creio que o elenco esteja preparado para estrear e vencer o primeiro desafio", opina Giovannoni, que vai disputar a sua terceira competição continental.

De acordo com o regulamento da Copa América, na primeira fase as dez seleções jogam entre si nos seus respectivos grupos. A última colocada de cada grupo é eliminada da competição. Já as quatro primeiras avançam para a segunda fase, quando as equipes da chave “A” enfrentam as da chave “B”. Os quatro mais bem classificados, na soma de pontos das duas fases, disputam a semifinal no seguinte cruzamento: 1º x 4º e 2º x 3º. Os ganhadores decidem o título no dia 06 de setembro, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.

Paulistano contrata pivô Baby Araújo

A diretoria do Paulistano/Amil agiu rápido. Logo que ficaram definidas as saídas do pivô Bruno Fiorotto, que vai defender o Tenerife, na Espanha e do escolta Betinho, que foi para o Panionis, da Grecia, tratou logo de conseguir reposição para o elenco. Para a posição de Fiorotto, o clube conseguiu a contratação do pivô Rafael Araújo, o Baby, campeão da NBB pelo Flamengo. O jogador, com passagem pela NBA (Utah Jazz e Toronto Raptors), vai se apresentar ao técnico João Marcelo Leite nesta quinta-feira (27). Ele só não está na Copa América devido uma contusão no braço.
Informou a assessoria do clube.

14 equipes disputam o NBB 2009/2010

A Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou, nesta segunda-feira, a lista definitiva de participantes da segunda edição do Novo Basquete Brasil (NBB). As 14 equipes pré-inscritas foram confirmadas no torneio, que começa dia 1º de novembro e termina em 30 de maio de 2010.
As equipes apresentaram suas inscrições na semana passada e foram aprovadas, após passarem por avaliação técnica, financeira e estrutural antes de serem confirmadas na competição. Assim, disputarão o NBB: Universo/BRB/Financeira Brasília, Pitágoras/Minas, Cetaf, Saldanha da Gama, Flamengo, São José/Unimed/Vinac, Pinheiros/Sky, Paulistano/Amil, GRSA/Itabom/Bauru, Amigão/Andorinha/Assis, Araraquara/Palmeiras, Vivo/Franca, Londrina e Ciser/Araldite/Univille/Joinville.

Olimpíadas Universitárias em 2010 na terra da oktoberfest

Blumenau será a sede das Olimpíadas Universitárias, em 2010. A cidade, que já recebeu o evento em 2007, sucederá Fortaleza que foi a anfitriã da edição de 2009. Inicialmente, a competição do próximo ano está agendada para o mês de novembro, ainda sem data definida. A edição encerrada no último sábado mobilizou mais de 4 mil pessoas, sendo 3.400 participantes (3.000 atletas), um recorde.
Bom para o esporte universitário da cidade, que terá que se mobilizar para fazer bonito na competição.
Certamente, até lá, a cidade estará mais bonita, para receber todos os atletas.

23 agosto, 2009

Barrichello, 100 vezes Barrichello!

Me desculpem por abordar um assunto que não esteja dentro das quatro linhas de uma quadra de basquete, mas, ninguém melhor do que Rubens, um cidadão brasileiro comum, senão fosse o fato de ter o sobrenome Barrichello - conhecido no mundo esportivo como piloto de fórmula 1 - para exemplificar que, todos merecem e podem vencer. Certamente, hoje, esse recordista em participações em corridas de fórmula 1, respira aliviado, com o grito, antes preso na garganta, ecoando nos ouvidos dos que jamais imaginariam vê-lo, novamente, no primeiro lugar do pódium. Rubens, o Barrichello, motivo de piadas, prestou homenagem ao colega Massa, esperando ver o piloto da Ferrari, muito em breve dirigindo seu carro. De quebra, Barrichello venceu a corrida de número 100 de um piloto brasileiro. Que situação... ficará para sempre lembrado, mesmo que muitos não o queiram. Parabéns Rubens, o Barrichello. Cadê a música da vitória? eu não ouvi.

Paulistano vence a segunda

Jogando pela primeira vez no ginásio Antônio Prado Júnior neste Campeonato Paulista de Basquete de 2009, a equipe do Paulistano/Amil derrotou Sorocaba por 93 a 67 (50 a 30). Foi a segunda vitória do Vermelho e Branco na competição. Na estréia, quinta-feira passada, o CAP havia vencido Rio Claro, em Rio Claro, por 78 a 70. O próximo adversário da equipe da Capital será Santo André, quarta-feira (26/8), no ABCD.
Informou a assessoria do time.

21 agosto, 2009

Manteiguinha continua de molho

O jogador de Joinville fraturou o dedo mínimo do pé direito, no final de julho e, está tentando se recuperar apenas com a imobilização do pé, sem ter que operar. Para tanto, ele foi até o Rio de Janeiro realizar alguns exames, que deram a esperança da recuperação sem cirurgia. Entretanto, ele deverá continuar com o gesso por pelo menos 15 dias. Vai ter que ficar torcendo pelo Brasil, pela televisão.

20 agosto, 2009

Brasil é bicampeão da Copa Tuto Marchand

O Brasil ganhou do Canadá por 87 a 69 (36 a 26 no primeiro tempo), com 27 pontos do cestinha Leandrinho Barbosa. Outros destaques da equipe nacional foram: Tiago Splitter com 16 pontos e oito rebotes; Marcelinho Machado com 13 pontos, oito rebotes e cinco assistências; e Anderson Varejão com dez pontos, oito rebotes e cinco assistências.
Sem dúvida, um ótimo resultado, que dá motivação e confiança a seleção brasileira, para enfrentar a pedreira que vem pela frente, a Copa América.
Parabéns aos atletas do Brasil.
Ainda mais agora, com a realização do Mundial de Atletismo na Alemanha, onde, arrisco dizer, tivemos uma participação muito ruim. Valeu Tiago, valeu Leandrinho, valeu Varejão, valeu Brasil.

Brasil vai bem na Tuto Marchand

Divulgação:FIBA Americas

O Brasil venceu as duas primeiras partidas, contra a Argentina e Porto Rico. Decide o título nesta quinta, contra o Canadá, às 19h, (horário de Brasília). Destaque até agora para a atuação do blumenauense Tiago Splitter, que tem mostrado regularidade dentro do garrafão, bem como Anderson Varejão e Leandrinho, que tiveram boa participação neste torneio preparatório para a Copa América.
A 2ª Copa Tuto Marchand Adulta Masculina está sendo disputada no Coliseu José Miguel Agrelot, em San Juan. Brasileiros e canadenses se enfrentaram 33 vezes em competições oficiais, com 26 vitórias do Brasil contra sete do Canadá.
fonte:CBB
------------------------------------------------------------------------------------
Marcelinho, que aparece na foto, está para renovar por mais três anos com o Flamengo.

19 agosto, 2009

Jogadores do basquete de Cuba fogem

Depois de um jogo amistoso nas Ilhas Canárias contra a Espanha, 4 jogadores do time cubano desapareceram. Segundo o presidente da federação de Cuba, os atletas devem pedir asilo político.
Infelizmente, o regime continua gerando atitudes como essa. Pelo jeito, as coisas não mudaram por lá.

Nova Iguaçu jogou a toalha


A diretoria do Nova Iguaçu decidiu não participar da edição 2009-10 do Novo Basquete Brasil (NBB). A equipe, que havia apresentado sua inscrição à Liga Nacional de Basquete (LNB), optou por adiar sua estreia para a próxima temporada. "Vamos esperar até o ano que vem para estruturar um projeto mais sólido”, justifica o vice-presidente do clube, Keler Borges Cardoso.

Com a decisão do Nova Iguaçu, a segunda edição do NBB passa a contar com 14 equipes pré-inscritas: Universo/BRB/Financeira Brasília, Pitágoras/Minas, Cetaf, Saldanha da Gama, Flamengo, São José/Unimed/Vinac, Pinheiros/Sky, Paulistano/Amil, GRSA/Itabom/Bauru, Amigão/Andorinha/Assis, Araraquara/Palmeiras, Vivo/Franca, Londrina e Ciser/Araldite/Univille/Joinville. Durante a semana, os clubes passarão por avaliação técnica, financeira e estrutural antes de serem confirmados na competição, na segunda-feira (24/8).

17 agosto, 2009

O basquete nuclear vencedor do Irã

Diante da dona da casa, a China, o Irã se tornou bicampeão asiático neste domingo. A equipe venceu os chineses pelo placar de 70 a 52. Destaque para Hamed Ehadali, que atua na NBA, pelo Memphis Grizzlies, com 19 pontos. Pelo jeito, Yao Ming já começou a fazer falta. As duas equipes tem vaga garantida no mundial de 2010, na Turquia.

Ricardo Probst e novo elenco em Franca

Nosso colega e conterrâneo Ricardinho, vai defender Franca nesta temporada 2009/2010. A equipe assinou contrato de renovação com a Vivo, lançou selo comemorativo aos seus 50 anos ininterruptos de disputas e o programa sócio-torcedor da temporadaFranca – A única equipe do basquete brasileiro que disputa competições oficiais há 50 anos ininterruptos apresentou, numa festa realizada em Franca, o seu time para a temporada de 2009/2010. A nova equipe Vivo/Franca disputará o Paulista, os Jogos Regionais e a segunda edição do Novo Basquete Brasil (NBB). O técnico Hélio Rubens Garcia terá como novidades, além do Ricardo Probst, os pivôs, David, Eduardo e Lucas. Entre os alas estão Pedro e o norte-americano Antonie Stockman, além dos alas-armadores Taddei e Vitor Benite. O time ainda renovou com Helinho, Rogério, Márcio Dornelles, Cauê e André.

Conteúdo compilado da LNB

15 equipes disputam NBB

Quinze equipes apresentaram inscrição para a segunda temporada do Novo Basquete Brasil (NBB). Durante esta semana, os times serão avaliados técnica, financeira e estruturalmente pelos conselhos da Liga Nacional de Basquete (LNB). A lista definitiva de participantes será divulgada na próxima segunda-feira (24/8). O NBB é organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo, e patrocínio da Eletrobras e Spalding.

As quinze inscritas são: Universo/BRB/Financeira Brasília, Pitágoras/Minas, Cetaf, Saldanha da Gama, Flamengo, Nova Iguaçu, São José/Unimed/Vinac, Pinheiros/Sky, Paulistano/Amil, GRSA/Itabom/Bauru, Amigão/Andorinha/Assis, Araraquara/Palmeiras, Vivo/Franca, Londrina e Ciser/Araldite/Univille/Joinville.

Apesar de manter o mesmo número de inscritos da temporada passada, o NBB poderá ter novidades. Sócios-fundadores da LNB, Londrina e Nova Iguaçu pretendem estrear na competição. Mesmo após sondagens de vários clubes interessados em parcerias, as duas equipes terão times próprios.

Fonte: LNB

16 agosto, 2009

Santa Catarina vence o sub-15 masculino

O título do 27º Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino – Grupo 4 (Região Sul/Sudeste) ficou com a seleção de Santa Catarina. Na terceira e última rodada da competição, os catarinenses venceram o Rio Grande do Sul por 81 a 48 (32 a 24 no primeiro tempo), no ginásio Christiano Dias Lopes Filho, em Vila Velha (ES). Os cestinhas foram Rafael Garcia (SC) e Renan Kalikoski (ES) com 13 e 12 pontos, respectivamente. Na outra partida, o Paraná ganhou do Espírito Santo por 70 a 56 (30 a 23). O cestinha foi o paranaense Matheus Weber com 15 pontos, enquanto o principal pontuador capixaba foi Jhony Lemos com 14 pontos. Com os resultados, Santa Catarina e Paraná ficaram empatados com cinco pontos (duas vitórias e uma derrota). No confronto direto entre as equipes (critério de desempate), os catarinenses levaram a melhor, já que venceram os paranaenses por 63 a 57 na segunda rodada. Santa Catarina ficou com o título e a vaga na Divisão especial da categoria.

fonte:CBB

15 agosto, 2009

Paulistano vence torneio em SP

A nova equipe de basquete do Paulistano/Amil conquistou o primeiro torneio da temporada. Neste sábado (15), jogando no ginásio Milton Olaio Filho, o time dirigido pelo técnico João Marcelo Leite derrotou São José por 76 a 75 (47 a 38) e foi campeão da 9a. Copa EPTV, uma espécie de competição preparatória para o Campeonato Paulista, cujo início está previsto para o próximo dia 19.

Violência nos EUA mata jogador

O jogador de basquete norte-americano Lavelle Felton morreu após levar um tiro na cabeça, em um posto de gasolina na cidade de Milwaukee. Lavelle tinha 29 anos e jogava no Paderborn da Alemanha. Segundo a polícia local, o jogador saía do posto de combustíveis, no momento em que foi alvejado. A polícia busca motivos para que Lavelle fosse assassinado.
Na temporada passada, o jogador entreu em quadra em 34 jogos, com médias de 10,4 pontos e 2,4 assistências por jogo.

14 agosto, 2009

Definidos os 12 do masculino na seleção


Dos 12 atletas que vão disputar a Copa América, cinco vão disputar o torneio pela primeira vez: Duda, Diego, Olivinha, João Paulo e Tavernari. Em 2005, na República Dominicana, o Brasil foi o campeão ao vencer a Argentina na final por 100 a 88.

Os convocados:

4. Marcelinho Machado – Ala – 34 anos – 2,00m – Flamengo (RJ) – RJ

5. Eduardo Machado (Duda) – Armador – 26 anos – 1,91m – Flamengo (RJ) – RJ

6. Diego Pinheiro – Escolta – 29 anos – 1,95m – Pinheiros (SP) – GO

7. Alexandre “Olivinha” – Ala/Pivô – 26 anos – 2,02m – Pinheiros (SP) – RJ

8. Alex Garcia – Escolta – 29 anos – 1,91m – Universo/BRB (DF) – SP

9. Marcelo Huertas – Armador – 1,91m – 26 anos – GMAC Bologna (Itália) – SP

10. Leandrinho Barbosa – Escolta – 26 anos – 1,92m – Phoenix Suns (NBA) – SP

11. Anderson Varejão – Ala/Pivô – 26 anos – 2,11m – Cleveland Cavaliers (NBA) – ES

12. Guilherme Giovannoni – Ala – 29 anos – 2,04m – Virtus Bologna (Itália) – SP

13. João Paulo Batista – Pivô – 27 anos – 2,06m – Le Mans (França) – PE

14. Jonathan Tavernari – Escolta – 21 anos – 1,96m – BYU Utah (Estados Unidos) – SP

15. Tiago Splitter – Pivô – 24 anos – 2,11m – Caja Laboral Baskonia (Espanha) – SC

Média de idade: 25 anos

Média de altura: 2,00m

fonte: CBB

13 agosto, 2009

Maringá treina para o estadual do PR

A fase regional do estadual adulto começa no próximo dia 28 e Maringá pega Londrina na estréia. Completam a fase regional os times de Astorga, Rolândia e Campo Mourão.

Flamengo contrata reforços

Primeiro campeão do Novo Basquete Brasil (NBB), o Flamengo garantiu três reforços para a temporada 2009/2010 e está próximo de confirmar a renovação de seu principal jogador: o ala Marcelinho Machado. As novidades do grupo são o ala-pivô Guilherme Teichmann (ex-Winner/Limeira), o ala Dedé Barbosa e o ala-pivô Vítor Boccardo.

Filho do campeão mundial de 1959 Waldyr Boccardo, Vítor defendeu a West Flórida, no campeonato universitário norte-americano. Dedé, 2 m, jogou pelo Telemar na temporada de 2005.

Com relação a Marcelinho, o supervisor do Flamengo, André Guimarães, afirma que o presidente do clube, Márcio Braga, já aprovou a renovação. "O caso do Marcelinho está bem encaminhado. Recebemos ok do presidente e já passou para o financeiro", explica André. Com contrato até o mês de dezembro, o ala da seleção brasileira quer renovar por três temporadas. "Só precisamos acertar os detalhes para viabilizar o ajuste do tempo que resta com este prazo."

Outra renovação que também está sendo negociada é a do pivô Rafael Araújo, o Baby. "Estamos esperando definir com o Marcelinho para podermos fechar com o Baby", completa André.

Já o ala-armador Duda Machado e o armador Hélio juntaram-se à lista dos que permanecem no time. Antes, o Flamengo já tinha acertado com o armador Fred, o ala-pivô Jefferson e os pivôs Coloneze, Wagner e Alírio.

11 agosto, 2009

Convocadas para a seleção feminina

A relação segue a ordem do nome, posição, idade, altura, local onde atua, e estado de origem.

Adrianinha Pinto – Armadora – 29 anos – 1,70m – Faenza (Itália) – SP

Natália Burian – Armadora – 24 anos - 1,62m – Americana (SP) – SP

Helen Luz – Ala/Armadora – 35 anos – 1,76m – Hondarribia Irun (ESP) – SP

Palmira Marçal – Ala/Armadora – 25 anos – 1,73m – Catanduva (SP) – PR

Karen Gustavo– Ala – 25 anos – 1,77m – Ourinhos (SP) – SP

Patrícia Ferreira (Chuca) – Ala – 30 anos – 1,82m – Ourinhos (SP) – SP

Micaela Jacintho – Ala – 29 anos – 1,82m – Americana (SP) – RJ

Sílvia Gustavo – Ala – 27 anos – 1,83m – Catanduva (SP) – SP

Iziane Marques – Ala – 27 anos – 1,82m – Atlanta Dream (EUA) – MA

Fernanda Beling – Ala – 26 anos – 1,86m – Catanduva (SP) – MG

Franciele Nascimento – Pivô – 21 anos – 1,87m – Cáceres (Espanha) – PR

Karina Jacob – Pivô – 24 anos – 1,87m – Ourinhos (SP) – RJ

Jucimara Dantas (Mamá) – Pivô – 31 anos – 1,90m – Ourinhos (SP) – SP

Kelly Santos – Pivô – 29 anos – 1,92m – U.T.E. (Equador) – SP

Nádia Colhado – Pivô – 20 anos – 1,93m – São Caetano (SP) – PR

Érika de Souza – Pivô – 27 anos – 1,97m – Atlanta Dream (EUA) – RJ

Alessandra Oliveira – Pivô – 35 anos – 2,00m – Bourges (França) – SP

Média de idade: 26 anos

Média de altura: 1,82m

Enfim, Alessandra treinou...


Depois de todas as especulações com relação a volta da pivô Alessandra à seleção brasileira, onde corre na justiça uma ação da jogadora cobrando um seguro da CBB, finalmente, a pivô se integrou ao grupo em Cuiabá/MT, local dos treinamentos para a Copa América.
Foram três anos sem vestir a camiseta do seleção. A campeã mundial em 1994, na Austrália, e detentora de duas medalhas olímpicas de prata em Atlanta/1996 e, bronze em Sydney/2000, está motivada e, segundo ela, sem descuidar do preparo físico.
Alessandra foi campeã da Liga Francesa e da Copa da França jogando pelo Bourge.

Gasol, sem o dedo, não joga...

Predestinado por sua capacidade técnica, o pivô espanhol Pau Gasol acabou por lesionar o dedo indicador esquerdo, durante treinamento da seleção espanhola. Gasol tentou bloquear um arremesso, o que acabou forçando o dedo da mão.
Embora tenha passado por uma cirurgia, dificilmente, Gasol deverá continuar defendendo os espanhóis no campeonato europeu que acontecerá na Polônia.
Bom para o Los Angeles Lakers, que não vê com bons olhos, jogadores importantes, correndo o risco de se machucar, em jogos fora da NBA.

Equipes disputam preparatório em São Paulo

Cinco equipes que participaram do Novo Basquete Brasil (NBB) abrem a pré-temporada do basquete nesta quarta-feira, participando de competição regional no interior paulista. Palmeiras/Lupo/Araraquara, Amigão/Andorinha/Assis, GRSA/Itabom/Bauru, Paulistano/Amil e São José/Unimed/Vinac disputam a Copa EPTV até sábado.

A nona edição do torneio será disputada em duas sedes e terá participação estrangeira pela primeira vez: o Bradley Braves, de Illinois, Estados Unidos. No Grupo 1, jogando em São Carlos, estão São Carlos, Araraquara, Paulistano, Bauru e Bradley. O Grupo 2 joga em Pirassununga, com Assis, XV de Piracicaba, São José dos Campos e São José do Rio Pardo.

10 agosto, 2009

Os convocados para a Copa América de Basquete

Os convocados pela ordem de nome, posição, idade, altura, clube e estado de origem:

Marcelinho Huertas – Armador – 1,91m – 26 anos – GMAC Bologna (Itália) – SP

Eduardo Machado (Duda) – Armador – 26 anos – 1,91m – Flamengo (RJ) – RJ

Fúlvio de Assis – Armador – 27 anos – 1,87m – C.B. Granada (Espanha) – SP

Alex Garcia – Escolta – 29 anos – 1,91m – Universo/BRB (DF) – SP

Diego Pinheiro – Escolta – 29 anos – 1,95m – Pinheiros (SP) – GO

Jonathan Tavernari – Escolta – 21 anos – 1,96m – BYU Utah (Estados Unidos) – SP

Leandrinho Barbosa – Escolta – 26 anos – 1,92m – Phoenix Suns (NBA) – SP

Jeferson Willian – Ala – 26 anos – 2,07m – Flamengo (RJ) – SP

Guilherme Giovannoni – Ala – 29 anos – 2,04m – Virtus Bologna (Itália) – SP

Guilherme Teichmann – Ala – 25 anos – 2,04m – Flamengo (RJ) – SC

Marcelinho Machado – Ala – 34 anos – 2,00m – Flamengo (RJ) – RJ

Anderson Varejão – Ala/Pivô – 26 anos – 2,11m – Cleveland Cavaliers (NBA) – ES

Carlos Alexandre (Olivinha) – Ala/Pivô – 26 anos – 2,02m – Pinheiros (SP) – RJ

João Paulo Batista – Pivô – 27 anos – 2,06m – Le Mans (França) – PE

Tiago Splitter – Pivô – 24 anos – 2,11m – Caja Laboral Baskonia (Espanha) – SC

Média de idade: 25 anos

Média de altura: 2,00m

(fonte:CBB)

Assis contrata norteamericano

O Assis apresenta oficialmente sua equipe para a segunda edição do Novo Basquete Brasil (NBB), nesta terça-feira, às 18 horas. Contando com o reforço do norte-americano Mark Borders, o grupo será apresentado no ginásio Jairo Ferreira dos Santos, o Jairão.
O armador Borders (ex-Santos Reales, do México) chegou ao país no final de semana e reuniu-se com os companheiros de equipe pela primeira vez nesta segunda-feira. Com o armador, o time do interior paulista, que já tinha acertado com o ala norte-americano John Thomas, completa o grupo para a próxima temporada.
O primeiro compromisso do Assis será a Copa EPTV, a partir desta quarta-feira. Depois, disputa o Campeonato Paulista e a próxima edição do NBB, que começa na primeira semana de novembro.
A diretoria da equipe acredita em bons resultados nos três torneios. "Nos últimos meses buscamos as melhores opções para montar um time forte e competitivo”, diz o empresário Joaquim Carvalho Motta Junior. O clube também contratou o pivô Lucas Tischer (ex-Lupo/Araraquara) e o armador Otávio (ex-GRSA/Itabom/Bauru), além de renovar com Rodrigo Bahia, Mosso, Darlan, Feliz e Ricardo Giannechini.

Basquete Feminino é campeão em Brusque

O basquete feminino adulto de Blumenau (FMD/Vasto Verde/Uniasselvi) é campeão da 8ª edição da Taça Santa Catarina/FCB. A competição ocorreu na cidade de Brusque, desde a última quinta-feira.
Foi uma campanha invicta, com três vitórias, 279 cestas a favor e 146 contra. Um saldo positivo de 133. Na estreia de quinta-feira, contra as donas da casa vitória de 123 a 25. Na sexta passou por Jaraguá pelo placar de 71 a 56. Contra Joinville, vitória de 85 a 65, no sábado, fechando a participação e comemorando o título.

09 agosto, 2009

Deu a lógica



Joinville vence Brusque na final e conquista o bicampeonato da Taça FCB. O time do técnico Alberto Bial fez o que já era esperado e venceu as três partidas que disputou. A vitória do título foi pelo placar de 80 a 51.
O Brusque deixou para trás Videira e Blumenau, que ficou em último. Os blumenauenses perderam por 94 a 65.
O torneio valeu para testar as novas contratações de Joinville, visando o NBB. A foto acima é divulgação da Ciser/Araldite.

07 agosto, 2009

Basquete de base




Está sendo realizado neste fim de semana, sexta, sábado e domingo, aqui em Blumenau, o Quadrangular Final do Campeonato Estadual Infanto-Juvenil Masculino 2009. Participam da fase final da competição as equipes da APAB / Blumenau (Blumenau), ADIEE / Avai / FME (Florianópolis), AABJ / FELEJ (Joinville) e ACOB / Senac / FMEC / CNEC (Concórdia). A arbitragem fica por conta de Enaldo Batista de Souza, Guilherme Locatelli, Luiz Gastão Neves Dubois e Cícero Mero Grahl.
Pelo que pudemos perceber nos jogos desta noite de sexta, o time de Concórdia tem um conjunto muito forte, seguido por Florianópolis como equipes favoritas ao título do campeonato.

Paulistano em alta...

Diretoria, comissão técnica e jogadores da equipe de basquete do Paulistano/Amil voltaram na última quarta-feira (5) de Rosário, na Argentina, onde representou a Seleção Brasileira no Torneio Super Four. Foram três jogos na competição, com uma bela vitória diante da Austrália (74 a 71) e duas derrotas, uma para o Uruguai (80 a 70) e outra para a Argentina (83 a 48).
A equipe paulista ainda contou com os reforços dos jogadores Fúlvio, Tavernari, Mineiro e Teichmann, que estavam nos treinamentos com o técnico Moncho Monsalve, no próprio ginásio do Club Athletico Paulistano, em São Paulo. O técnico João Marcelo Leite desde que retornou de viagem, não se cansa de elogiar o empenho de cada jogador na competição. "Jogamos contra Seleções que estão se preparando para ir a um Pré-Mundial. E, estamos em pré-temporada, com quatro jogadores que não são do clube. Foi tudo maravilhoso. Poderia ser melhor, mas foi acima da expectativa", analisou.

Vem aí a Segunda Edição do NBB

Dia 14 de agosto, é o prazo limite para que os times apresentem suas candidaturas - uma avaliação técnico-financeira será feita antes da confirmação dos times que disputarão o NBB.

O início do campeonato será na primeira semana de novembro, evitando coincidência com o calendário da Liga Sul-Americana, da qual participarão Flamengo, Pitágoras/Minas e Universo/BRB/Financeira Brasília. O NBB é organizado pela LNB, em parceria com a Rede Globo, com patrocínio da Eletrobrás e Spalding.

"Estamos atentos para ajustar detalhes às necessidades. Tivemos um sucesso surpreendente na primeira edição e continuamos aperfeiçoando a LNB de maneira cada vez mais profissional”, diz Kouros Monadjemi, presidente da Liga. Pela nova programação, o torneio termina, no máximo, dia 31 de maio. Antes do início da Copa do Mundo de futebol da África, em 2010.

Representantes de 15 clubes participaram da reunião, que também definiu mudanças no regulamento do NBB. Foi confirmado um novo sistema classificatório para os playoffs - sempre em séries melhor-de-cinco. A partir desta edição, apenas os quatro primeiros colocados da fase de classificação asseguram vaga direta na fase dos mata-mata. As equipes que ficarem entre a 5ª e 12ª colocações disputarão uma série melhor-de-cinco jogos pelas quatro vagas remanescentes, com os seguintes cruzamentos: 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º.

O cruzamento das quartas-de-final será definido após a reclassificação dos times. O pior colocado da fase de classificação que vencer nesse playoff enfrentará o primeiro colocado (da fase de classificação).

06 agosto, 2009

O menino prodígio do basquete


Barcelona e Real travam uma disputa para ter em seu elenco Ricky Rubio, para a próxima temporada. O Barça ofereceu 3 milhões de euros, mas, o DKV Joventut pede 5,75 milhões de euros, que é o valor da multa para rescindir o contrato.
Rubio manifestou interesse em jogar no Barcelona. Porém, ele não descarta ir para a NBA, já que foi a quinta escolha do draft pelo Timberwolves. Entretanto, do outro lado, o Real Madrid se propõe a pagar cerca de 3,5 milhões de euros. Pelo jeito, essa novela vai longe, já que falta muito para chegar nos quase 6 milhões de euros pedidos pelo DKV Joventut. É o menino prodígio do basquete, Ricky Rubio.

Paulista de Basquete

O Santo André/APABA, contratou o pivô Daniel Conti, de 26 anos e 2.04 de altura. Daniel havia atuado pelo Pinheiros no NBB. O campeonato começa no próximo dia 20 de agosto e tem transmissão exclusiva pela TV ESPN Brasil. São 14 equipes na disputa, onde oito se classificam para a disputa dos play-offs.

NBA Cares

Não basta ser uma instituição forte, respeitada, profissional. A NBA vai além. Prova disso, são os brasileiros Anderson Varejão e Leandro Barbosa, que vão dar uma clínica de basquete para 75 meninos e meninas entre 8 e 16 anos de idade, nesta sexta-feira, dia 7 de agosto, no Maracanãzinho. Anderson e Leandrinho ainda participam do "Basketball Show Charity Game", dia 9 no mesmo local. Segundo a NBA, a instituição possue uma longa tradição em abordar questões sociais importantes nos Estados Unidos e no mundo inteiro. O NBA Care, através de suas equipes e jogadores doaram mais de $ 110 milhões para caridade, forneceu mais de um milhão de horas de serviço comunitário em todo o mundo e criou mais de 425 lugares onde crianças e suas famílias podem viver, aprender ou brincar.
Um belo exemplo.

05 agosto, 2009

A força do basquete feminino




Três equipes particaparam do III Torneio de Basquete Master Feminino, realizado em Balneário Camboriu, no dia 01 de agosto. Parabéns às atletas.

Quase o dobro...


Seleção B do basquete do Brasil tomou 35 pontos de diferença na decisão do torneio Super Four. Na final com a seleção masculina de basquete da Argentina o time do Brasil perdeu por 83 a 48. O torneio aconteceu no ginásio do Newell's Old Boys. visando um melhor conjunto para a Copa América, onde serão disputadas vagas para o Mundial, dia 26 de agosto em Porto Rico.
Mas, o Brasil tem a chance de reverter a perda do título na próxima edição do torneio Super Four que acontece no Rio de Janeiro, neste final de semana. Inclusive, contando com os titulares. Vamos ver.

04 agosto, 2009

Marcão, aquele Marcão...

Segundo o site do Joinville, o ala-pivô Marcos Martins da Rosa, conhecido como Marcão, de 28 anos e 2,07m de altura chega para acrescentar ao elenco. Ele jogou em Joinville nos anos de 1996 e 1997, na extinta Abaj, campeã estadual e dos Jogos Abertos de Santa Catarina ainda juvenil e nos dois anos seguintes, atuou em Blumenau onde teve uma passagem que não agradou a muitos. Taí, Marcão, pivô no Joinville para disputar o nacional de basquete do NBB.

03 agosto, 2009

É um pássaro... Um avião... Um Beijaflor...


Este cidadão sentado, dividindo a cena com um singelo troféu de jogador mais valioso da temporada, está aguardando a imprensa para conceder entrevista. Bons tempos, hein?
MJ está sendo tema de uma exposição no Hall da Fama desde domingo. Justiça seja feita, em setembro Michael Jordan será oficialmente imortalizado. Na prática isso já aconteceu. Foi quando ele parou de jogar profissionalmente. Porque, dificil alguém não lembrar dele como o maior jogador de basquete de todos os tempos. Concorda?

Família Trindade nos EUA

A parceria do basquete masculino de Blumenau (Apab/Taschibra/FMD/Altenburg/Alta Papéis) com o ex-jogador da NBA, Tariq Abdul, possibilitou a participação de três atletas da equipe juvenil em cinco torneios nos Estados Unidos.
No mês de julho, Adilson Trindade Jr. e mais dois atletas disputaram torneios em Los Angeles. Segundo a FMD, eles retornaram esta semana para cidade e também reforçam o time que disputará a segunda fase do estadual juvenil e o regional dos Jasc e Joguinhos Abertos, além da Taça FCB.
Filhinho de peixe, peixinho é. Orgulho para o papai Adílson, nosso colega de basquete.

02 agosto, 2009

Palmeiras Basquetebol???

O Palmeiras - time de futebol - que já tem o patrocínio da Samsumg, está fechando acordo com a Lupo, fabricante de meias. Caso consiga utilizar ambos os patrocínios no uniforme do time, sem constrangir os patrocinadores, a diretoria do Palmeiras, que por sinal, está muito bem no campeonato brasileiro, tem a intenção de resgatar o basquete masculino do clube. Bom para o basquete brasileiro.

Conquistas

Poucos clubes podem se orgulhar de terem um cartel tão vitorioso. O basquete do Verdão possui mais de 400 conquistas entre campeonatos, torneios e taças, nas diversas categorias desenvolvidas pelo clube. Eis uma breve relação destas conquistas:

Categoria Adulto Masculino

Copa Interamericana de Basquete: 1974

Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino: 1977

Campeão do Torneio Rio São Paulo: 1933, 1958, 1959, 1962 (invicto)

Campeonato Paulista de Basquete Masculino: 1928, 1929, 1931, 1932, 1933, 1934 (invicto), 1935, 1958 (invicto), 1972, 1974 (invicto), 1975, 1976

Campeonato Estadual de Basquete Masculino: 1931, 1932, 1933, 1934, 1935, 1958, 1961, 1963, 1972, 1974

Torneio Início do Campeonato Paulista de Basquete Masculino: 1930, 1931, 1933, 1934, 1935

Torneio de Preparação da FPB: 1943, 1958, 1960, 1963, 1964, 1968, 1972, 1973, 1976, 1977

Campeonato Popular de Basquete da Gazeta Esportiva: 1935

Torneio Jubileu de Prata de Londrina: 1958

Torneio Eficiência Delfino Facchina: 1960

Torneio Internacional Argentina-Uruguai: 1966

Torneio Afonso Paulino: 1967

Torneio de Aniversário da FPB: 1976

Categoria Adulto Feminino

Campeonato Paulista de Basquete Feminino: 1960, 1961, 1962