22 julho, 2009

Franca Contrata americano e Joinville mantém base para o NBB

Com vaga garantida em torneios internacionais, time catarinense renova com principais jogadores. Já o representante paulista se reforça para a próxima temporada.

São Paulo – Com os seus patrocínios já renovados para a próxima temporada, Ciser/Araldite/Univille/Joinville e Vivo/Franca já preparam equipes fortes para a segunda edição do Novo Basquete Brasil (NBB). O próximo NBB começa em 25 de outubro e as equipes interessadas em disputar a competição têm até 31 de agosto para se inscrever. O campeonato brasileiro masculino é organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo.

Quarto colocado na edição de estreia do NBB, o Joinville já fez a apresentação oficial de sua equipe para a temporada 2009/2010, mantendo dez jogadores: os armadores Espiga e Manteiguinha, os ala-armadores André Góes e Rômulo, os alas Douglas Viegas, Fábio Catarina e Jefferson Sobral e os pivôs Augusto, Shilton e Tiagão. Como reforços, o técnico Alberto Bial terá o ala-armador Audrei (ex-Univates/Bira), 1,90 m, e o ala-pivô João Victor (ex-São José/Unimed/Vinac), 2,02 m.

"Nosso objetivo era manter os atletas que nos ajudaram a chegar neste estágio", explica o diretor de basquete, Luis Fernando Silva, o Luisão. "Não fazemos loucura e estes são jogadores que realmente se identificam com o projeto de Joinville."

Graças ao desempenho no Novo Basquete Brasil, a equipe catarinense disputará o Sul-Americano de Clubes e ainda aspira a uma vaga na Liga das Américas. A LNB reivindica que a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) trabalhe junto à Fiba Américas por mais uma vaga na competição.

O Brasil tem direito a duas vagas, reservadas para campeão e vice do NBB - respectivamente, Flamengo e Universo/BRB/Financeira Brasília. Como o time brasiliense já está classificado como atual campeão, o Pitágoras/Minas herdou sua vaga. O Flamengo também estava pré-classificado por ser campeão da Liga Sul-Americana e, por isso, a LNB pleiteia outra vaga, que seria do Joinville.

O time catarinense aguarda essa definição trabalhando para a disputa de seu primeiro compromisso: a luta pelo bicampeonato da Taça Federação Catarinense de Basquete.

Franca contrata reforços

No interior paulista, o Vivo/Franca manteve o trio Rogério, Helinho e Márcio Dornelles na base de sua formação e já garantiu mais quatro reforços, dois para a área do garrafão.

O pivô Ricardo Probst (ex-Minas), 2,04 m, foi um dos primeiros a assinar com a equipe, que também acertou com o norte-americano Tony Stockman. O ala-armador, de 1,88 m, defendeu o Nuevo Laredo, no México, na última temporada e teve o terceiro melhor aproveitamento da competição na linha dos três pontos (mais de 40% convertidos).

Outra novidade no grupo é o ala-armador Vitor Benite (ex-Pinheiros/Sky). O jogador de 19 anos e 1,90 m, é uma das promessas da nova geração e integrou a seleção brasileira nos Jogos da Lusofonia, em Lisboa (POR). Franca completa sua lista de reforços com o pivô David (ex-Universo/BRB/Financeira Brasília), de 2,04 m.

Sétimo colocado no NBB, o Franca já se prepara para o Campeonato Paulista, a partir do dia 13 de agosto.

Mais informações no site oficial do campeonato: www.lnb.com.br

Nenhum comentário: